ESQUENTANDO OS TAMBORINS

0
816

Como seria hoje a fantasia do bloco do “Eu Sozinho” do Newton Regal?

Carnavalescos e outros amantes da folia dão opiniões propondo muita criatividade e gozação para um eventual carnaval do folião solitário

Nos carnavais do passado e por 25 anos Newton Regal promoveu o seu desfile solo nos intervalos das escolas de samba e blocos da cidade e emprestava sua criatividade nas agremiações caricatas, como “Os Farrapos da Lagoinha”, “Pau de Gaiola” e “Banda Suja”.

Era conhecido como o “Bloco do Eu Sozinho” e a cada ano ele aparecia envergando uma fantasia diferente, compondo um personagem do momento, quer seja da televisão, da política, dos esportes etc.

O “Eu Sozinho” podia aparecer de Pantera Cor-de-Rosa, de Galo, de Carlitos, de Sujismundo, de Tio Sam, de Aiatolá Khomeini (“Vai atolá Khomeini”), de Bebê de Proveta ou, até, metido numa gozadíssima bomba de gasolina para criticar o aumento do preço dos combustíveis. Em um tempo em que a tecnologia não era tão sofisticada, não havia material disponível para certo tipo de figurino e adereços com os quais o nosso artista compunha a sua figura, ele dava asas à criatividade e fazia o carnaval muito mais rico. A habilidade do fazer artesanal era o grande recurso. A confecção de roupas e instrumentos dos personagens oportunizava a criatividade do artista Newton Regal que dava vida às suas caricaturas até mesmo no estandarte sempre renovado.

 Nos dias de hoje, com tantas possibilidades de caricaturar as personalidades, daqui e do cenário internacional, qual seria o tema do Newton Regal no carnaval 2024? Essa pergunta foi encaminhada pelo Jornal S’PASSO a diversos carnavalescos, foliões ou apenas apreciadores da folia. Veja o que eles responderam.

Um tema com muita alegria na avenida

Afonso Silva, carnavalesco do Pau de Gaiola, avalia que o Regal é uma das melhores lembranças que tem do carnaval de Itaúna. Ele fez no seu estandarte uma homenagem aos 30 anos do ‘Pau de Gaiola’. “Tenho com ele uma amizade, que vou guardar por toda a minha vida. Este amor que o Regal tem pelo Carnaval, representa todo itaunense, que gosta da folia. E sendo uma pessoa alegre e criativa, acredito que hoje ele viria com um personagem bem divertido na avenida”.

O espião Alexandre Ramagem

Para o prefeito Neider Moreira (PSD), a fantasia do “Eu Sozinho” de 2024 seria a do “espião Alexandre Ramagem”. Alexandre Ramagem Rodrigues é um delegado de polícia e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). Foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) durante o governo Jair Bolsonaro e, agora, é tido como espião do clã Bolsonaro.

Raul Seixas e o mundo de pernas pro ar

Poeta e escritora Maria Lúcia Mendes aposta que a fantasia do carnavalesco nos dias de hoje seria de “Raul Seixas com o desenho da mosca na sopa. O mundo não está de pernas para o ar?”.

Sempre atual, até difícil escolher

Na opinião do dirigente da “Banda Esplendor e Glória”, Rodrigo Otávio Nogueira, “o bloco do Eu Sozinho em qualquer época será atual porque seus personagens refletem o momento em que vestir sua fantasia. Hoje é difícil de escolher, tem tantos políticos na crista da onda, tanto a nível nacional ou municipal, que está difícil escolher”.

Vladimir Putin, ‘putin da vida’

O professor Cláudio Márcio Bernardes atuou também, em épocas passadas, como jornalista e teve a oportunidade de entrevistar o Newton Regal, onde conheceu melhor esse artista carnavalesco. Na sua opinião, fosse hoje o desfile do “Eu Sozinho”, ele deveria sair de “Wadimir Putin (presidente da Rússia), com o enredo: Estou Putin da vida!”.

Joe Biden, de fralda

A sugestão da fotógrafa e arte-educadora Williane Nunes Leão é a de que o Newton Regal viesse no carnaval “de Biden, de fralda”. Joseph Robinette “Joe” Biden Jr. é um advogado e político norte-americano que serve atualmente como o 46.º presidente dos Estados Unidos.

Xandão, com o perigo de ser atacado pelos bolsominions

Já o palpite do advogado e poeta Pedro Santos de Oliveira, “o Regal poderia sair fantasiado de Xandão, o nosso querido Alexandre de Moraes (ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Poderá tomar alguns ovos na cabeça dos bolsominions. Mas é Carnaval!”.

Mosquito da Dengue

A dirigente do bloco “Boca de Sanfona”, do bairro Padre Eustáquio, Maria Izabel Prado (a Doca) disse: “o Bloco do Eu Sozinho era como uma pessoa da família itaunense. As lembranças dele sempre vem com as lembranças de alguém amado, que já se foi. Meu pai, por exemplo, o “Chico Churrasqueiro” era muito amigo dele; minha mãe também o adorava. Acho que deve ser assim para muitas outras famílias. É uma mistura de sentimentos, saudades, alegria, carnaval, pessoas, tudo misturado. As crianças às vezes ficavam com um pouco de medo, ele brincava de “bicar” a gente, mas logo a gente entrava na brincadeira e aí era pura diversão. Acho que a prefeitura já deveria ter feito um boneco daqueles de Olinda, estilizando o ator e o personagem, para desfilar todos os dias na abertura do carnaval. Memórias afetivas de uma cidade devem ser eternizadas. No nosso bloco, seria uma grande alegria sua participação. O Regal sempre foi muito corajoso, irreverente e inteligente, acho que hoje seu personagem seria o Lula, o Galvão Bueno, o Sílvio Santos… Mas o melhor mesmo seria o Mosquito da Dengue, acho o melhor de todos, pois é educativo”.

Catraca da ViaSul: R$ 6,50

Músico e cronista irreverente do nosso dia a dia, Gutto Terranova aposta numa fantasia e personagem bem a cara de Itaúna de hoje: “poderia vir fantasiado de uma catraca do ônibus da ViaSul, com uma placa: R$ 6,50”.

O aparelho de celular, que tá na cara de todo mundo

O professor e jornalista Sílvio Bernardes, que conheceu o Newton Regal nos áureos tempos do carnaval de rua e que o entrevistou várias vezes, acredita se ele retornasse hoje com seu “Bloco do Eu Sozinho” não iria “prestigiar” um político da direita ou da esquerda “a fim de não dar ibope para ‘emissora ruim’. “Para mim a melhor fantasia do Eu Sozinho seria de um aparelho celular, que tá na cara de todo mundo, gente grande, gente pequena e até dos que nasceram há pouco”.

Muitos personagens, mas o melhor é o itaunense John Kennedy

Para a professora Maria Helena Quadros o Newton Regal era uma grande alegria do carnaval que passou. Ela acompanhou o carnaval que ele fazia com tanta irreverência e dedicação. Seu filho Vinícius desenhava os modelos e a mulher Neuza Ferreira confeccionava a fantasia. “Meus filhos, crianças ainda, não falavam “Newton Regal, mas Newton legal”. Era e sempre foi o Newton legal. Hoje, opina a professora, com tantos motivos, é até difícil. Ela dá algumas dicas de fantasias para o “Eu Sozinho”: Alexandre de Moraes, ministro do STF; Luciano Hang, da Havan; o Pelé, mais que merecido; o itaunense John Kennedy, como uma homenagem ao Caic, ao Curumim, ao bairro Novo Horizonte. “O John Kennedy é o melhor”.

Fantasiado de professor, muitas vezes o “eu sozinho”

Charles Aquino, professor e historiador, escreve que na sua perspectiva, “se o personagem de Newton Regal fosse retratado no carnaval de hoje, segundo o relato de um educador em Itaúna, ele simbolizaria o professor que foi relegado a um papel secundário na narrativa da educação, despojado de valor, autoridade e frequentemente submetido a humilhações dentro dos limites do âmbito do sistema educacional. Incorporando o lema “eu sozinho” em inúmeras ocasiões, mas firmemente dedicado à sua profissão”.

Ex-presidente fugindo da Polícia Federal

O economista e professor Teodoro Oliveira ressalta que tinha uma grande admiração por ele e desde criança tinha curiosidade de procurar ou cruzar com ele na praça ou na avenida e aplaudi-lo com sua criatividade carnavalesca. “Nos dias de hoje eu acredito que ele iria escolher uma fantasia política, dado a variedade ampla de eventos e acontecimentos políticos bizarros que o permitiria a escolher uma com crítica satírica como por exemplo: um ex-presidente da república fugindo da PF, indo pescar em Angra dos Reis”.

ELIMAR PEREIRA ALVES– Professor, ator e diretor teatral

O inelegível algemado

Elimar Pereira, professor e ex-diretor do Departamento de Cultura, foi colega de Newton Regal na extinta Cia. Industrial Itaunense. Ele opina que hoje o “Eu Sozinho sairia de ‘o inelegível’, com uma baita algema e todo esculachado”.

Uma sátira do Bozo

Também professor e músico, Ângelo Braz de Matos, escreveu: “Por mais que eu não quisesse este, acho que seria bacana uma sátira do “Bozo”.

Mark Zuckerberg e a mídia social

O escritor e cronista colaborador do Jornal S’PASSO, Toni Ramos Gonçalves, revelou que sempre se encantou com as fantasias de carnaval, “um palco para a criatividade dos foliões. Eu mesmo já criei várias em festas passadas. Estou certo de que, com a inventividade de Newton Regal, ele homenagearia o Mark Zuckerberg e se vestiria como um aplicativo famoso das redes sociais. Essa escolha representaria a independência, refletindo o mundo virtual onde todos são alegres e imunes às adversidades. Imagino-o desfilando ao ritmo de uma dancinha de 16 segundos, típica dessas plataformas”.

Luiz Tatu ou o Mágico Baratinha

O professor da Universidade de Itaúna, Giovanni Vinícius Caetano e Silva, também diz lembrar com saudades de Regal e seu “Bloco do Eu Sozinho”. E, na sua opinião, se ele voltasse a desfilar, “podia prestar uma homenagem ao meu saudoso amigo, pessoa simples, Luiz Tatu. Ou ao saudoso Mágico Baratinha”.