O carnaval 2024 em Itaúna vai começar alguns dias antes do calendário oficial, programado para sábado (10/2). Na terça-feira (6/2), os foliões do bairro Padre Eustáquio, Veredas, Irmãos Auler, Várzea da Olaria e adjacências, vão levar às ruas do Padre Eustáquio o tradicional Bloco das Virgens com foliões bem caracterizados: homens vestidos de mulher e de mulheres vestidas de homem. Na quarta-feira (7/2) é a vez do Baballo de Santanense, que promete fazer a festa no bairro de origem e desfilar na avenida Boulevard, na programação oficial do “Carnavaliza Itaúna”. A sem-cerimônia do Baballo indica que as fantasias são bem à vontade, principalmente com muito homem caracterizado de mulher e vice-versa.
43 anos do Pau de Gaiola na Praça
Os antigos foliões do Pau de Gaiola garantem que a festa vai ser na Praça da Lagoinha como tem sido ao longo de mais de quatro décadas. “A Secretaria de Cultura e Turismo pode até incluir na sua programação, na avenida Boulevard, o Pau de Gaiola, mas a nossa festa é aqui mesmo, na Praça da Lagoinha, no Bar do Edinho e no Restaurante Sandoval. Nossas camisas estão prontas com o nosso mascote e o slogan ’43 anos de Pau na Praça’. Estamos vendendo a R$ 40,00”, disse um dos criadores do bloco, ainda sem querer revelar a identidade.
Pré-carnaval neste sábado
Na área externa do Espaço Cultural acontece neste sábado (20), a partir das 14 horas, o “Pré-Carnaval” da programação oficial da Secretaria de Cultura e Turismo, o “Carnavaliza Itaúna”. Os blocos Deu no que Deu, Allfaces, Vem que Vem, Sertanejeiros, Baballo e Bagunça Boa estarão se apresentando ao lado de uma banda contratada para o evento.
O local estará fechado e a entrada é um quilo de alimento não perecível. Haverá praça de alimentação com venda de bebidas e comidas a cargo do empresário e produtor cultural Alexandre Muzzi. O empresário é quem cuidará da contratação da banda, da solicitação de alvará para liberação do espaço – pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar –, da segurança e de outras atividades logísticas.
O que vão ganhar os blocos participantes
O Jornal S’PASSO perguntou o que os blocos irão ganhar com esse evento oficial. Ricardo Magalhães, do Allfaces, explicou que apenas a oportunidade de se apresentar ao público antes da grande festa, para mostrar que estarão presentes no carnaval 2024 e para vender abadás. Luiz Henrique, do Baballo, afirmou que o bloco só irá participar porque é um evento filantrópico – com arrecadação de alimentos para entidades assistenciais do município –, não fosse isso não participaria. “Reunimos a diretoria e foi decidida nossa participação apenas por isso, para ajudar as entidades”, ressaltou.
Tia Elza da Esplendor e Glória, neste sábado
Neste sábado (20) tem Esquenta Esplendor e Glória, a partir das 15 horas, na “Master Beach” – rua Balbina do Severiano, 181 – Bairro Universitário. O evento vai ser comandado pela sambista Tia Elza.
As camisas da Banda Esplendor e Glória estão à venda na lanchonete de Alexandre Mascarenhas, da vitamina na praça; e na loja Moda Brexó – rua cel. Francisco Manoel Franco 106.