Estrada do Bonfim e Capela do Cemitério homenageiam Padre José Luiz de Freitas

0
44

Esta semana foram aprovados, por unanimidade, projetos de lei que homenageiam o Padre José Luiz de Freitas, com a denominação de dois espaços públicos. Um dos projetos estabelece a denominação da estrada municipal no Bairro Jadir Marinho, como “Estrada Padre José Luiz”, e o outro altera o nome da Capela Velório Municipal para “Capela Velório Municipal Padre José Luiz de Freitas”. Ambos os projetos têm a coautoria dos vereadores Alexandre Campos (MDB) e Dalminho Assis (PRD).

Um legado de fé e dedicação

Padre José Luiz de Freitas, natural de Itaúna, nasceu em 7 de fevereiro de 1945 e se destacou ao longo de sua vida pelo trabalho pastoral e pela sua dedicação à comunidade. Desde sua infância, demonstrou vocação religiosa, mesmo diante das dificuldades. Crescendo no bairro Santanense, foi seminarista por cerca de 14 anos em Divinópolis, onde se preparou para o sacerdócio.

Ordenado sacerdote em 31 de maio de 1981, na cidade de Patos de Paraíba, Padre José Luiz iniciou uma trajetória marcada por transferências constantes, até retornar a Itaúna em 2002, após a doença de seu pai, onde foi acolhido pelo Padre Amarildo, na Paróquia de Sant’Ana.

Embora tenha chegado inicialmente para um período temporário, Padre José Luiz logo se tornou parte fundamental da comunidade itaunense e passou a se envolver de forma intensa na vida pastoral e nas necessidades espirituais dos moradores da cidade. Seu trabalho como exorcista, celebrando missas nos cemitérios e oferecendo conforto aos enlutados, lhe garantiu um carinho e respeito imensuráveis.

 “Saudades”

O legado de Padre José Luiz de Freitas permanece vivo nas lembranças e no coração dos itaunenses, exemplo disso foram as inúmeras manifestações de carinho dos fieis após a publicação da matéria pelo jornal S’Passo, sobre os projetos. Nos comentários, diversos fieis disseram ser justa a homenagem e declararam sentir saudades do vigário. Padre José Luiz morreu em 8 de agosto de 2022.