Estudantes já estão competindo nos Jogos Escolares

0
960

Evento teve abertura oficial no início da semana, no Poliesportivo da Praça de Esportes JK

A abertura oficial Jogos Escolares aconteceu na noite de quarta-feira (24) no Ginásio Poliesportivo Alexandre Corradi Machado, na Praça de Esportes JK, reunindo centenas de estudantes, dirigentes escolares, pais e políticos. Os Jogos Escolares 2022 reúnem 30 instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular, em 13 modalidades. O evento é a maior competição esportiva organizada pelas Secretarias de Esportes e Lazer e de Educação.

O JEI tem como finalidade aumentar a participação da juventude estudantil itaunense em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.

O evento faz parte do calendário da Prefeitura e é voltado aos alunos da faixa etária entre sete a 17 anos, distribuídos em cinco categorias. Desde a pandemia da Covid-19, os Jogos Escolares não aconteciam, como diversos outros eventos que foram suspensos por dois anos, inclusive nas escolas. Serão disputados 271 jogos nas modalidades: atletismo, basquete, dança, futebol society, futsal, handebol, natação, peteca, queimada, taekwondo, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Engajamento de estudantes e da comunidade escolar

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Nélson Júnior, é gratificante o retorno dos Jogos Escolares, com o engajamento da comunidade escolar e da própria sociedade itaunense. “Temos aqui a oportunidade de revelar talentos, e levar esses alunos a um ponto de competição. Temos conseguido descobrir as habilidades dos jovens atletas, que passam a representar Itaúna e levar o nome da cidade a diferentes lugares. Esse é o objetivo dos Jogos Escolares”, enfatizou.

O secretário de Educação, Weslei Lopes, também destacou a interação de estudantes, de professores e demais profissionais das instituições participantes como marcantes para a memória desse tempo na vida dos jovens. Ele agradeceu às crianças, famílias, direção, professores e toda a equipe de cada instituição escolar por incentivarem as crianças e adolescentes “à prática de esportes e possibilitar-lhes a participação em um evento tão importante para nossos estudantes”.

Socialização e cidadania

Na abertura do JEI o prefeito Neider Moreira (PSD) reforçou a importância da competição, não só no sentido de levar os jovens à prática de esportes, mas também de contribuir para a socialização e a cidadania. “Esses estudantes se dedicam para representar bem suas escolas, aprendem valores importantes para a vida, valorizam ainda mais as famílias. Precisamos estimulá-los e quanto mais fizermos isso, mais conquistas teremos para a sociedade”, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro + 5 =