A Onda Amarela do programa Minas Consciente sinaliza com a possibilidade da retomada de atividades culturais, artísticas e de entretenimento, com público reduzido nos locais fechados e o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. O novo decreto do Executivo Municipal, divulgado na semana passada, trouxe esperança e encheu de animação os organizadores de eventos na cidade.
A vida social itaunense parece estar retomando à normalidade de antes da pandemia da Covid-19, principalmente por causa da vacinação de grande parte da população e da considerável queda de contaminação pelo novo coronavírus. Muitos, já estão tirando da gaveta os projetos e refazendo os contatos para as produções de shows e outras atividades.
Para o produtor cultural Washington Damião, é uma alegria pois “o povo já pode fazer festa”. Ele contou que em agosto estará em Mateus Leme num evento e em Itaúna, no mês de setembro, com o ‘Cultura de Buteco’ e outro de gastronomia. Em breve, ele também anunciou a realização de um festival de chope. Damião informou ainda que o empresário de eventos, Rafael Alemão, vai realizar evento nesse fim de semana, no Alleluah.
Fernando Nogueira, cantor que faz dupla com Nando e é um dos sócios da Roinc Produtora, também se manifestou com animação ante a Onda Amarela e a volta dos eventos culturais na cidade. Ele disse que ainda estão sendo alinhados alguns projetos, mas que já nesse fim de semana foram realizados três shows da dupla Nando e Fernando. O proprietário da casa de shows ‘Espaço Dona Regina’, Geraldo Gabriel, o Gibi, anunciou com muita empolgação a reabertura de casa, com a competição ‘Extreme Maze’, a partir do dia 24. Também informou a realização de alguns eventos menores para os próximos dias, como o ‘Classic Rock 2’, já agendado. Mas, Gibi garantiu que muitas novidades vêm por aí para reabrir de vez o Espaço Dona Regina.
Festival Cultura Viva pretende movimentar a cidade de agosto a novembro
A Gerência de Cultura anunciou que está finalizando a programação de uma série de atividades em vários setores. Ao mesmo tempo, o dirigente Ilimane Lopes, Joe, salienta com entusiasmo os planos para a transformação da Gerência em Secretaria de Cultura, prevista para 2022. Na programação dos eventos de reabertura dos espaços culturais, está sendo planejado o Festival Cultura Viva, com atividades no Teatro Sílvio de Mattos, Galeria Ahmés de Paula Machado, Museu Francisco Manoel Franco e na Biblioteca Municipal Osmário Soares Nogueira. Serão quatro meses de eventos, com início no dia 2 de agosto e término em 30 de novembro, com música, teatro, literatura, dança, concurso de fotografia, oficinas artísticas, entre outras.
Festa de Sant’Ana celebra os 180 anos da Paróquia
A tradicional Festa de Sant’Ana acontecerá com programação religiosa, novenas e celebrações de missas a partir deste sábado (17), com término no dia da Padroeira de Itaúna, 26 de julho. O professor Luiz Mascarenhas, um dos organizadores das atividades da Igreja, disse que a solenidade de abertura marcará as comemorações dos 180 anos de criação da Paróquia de Sant’Ana, mas que a parte festiva, com barraquinhas e shows artísticos na praça Dr. Augusto Gonçalves, tão aguardada pela população, ainda não será realizada este ano. Em compensação, as delícias de salgados e doces serão disponibilizadas em sistema delivery.