Ex-vereadores Gil Máximo e Francis Saldanha tomam posse na secretaria de Desenvolvimento Econômico

0
136

Gil é o novo secretário e Francis, o Gerente de Fomentos e Investimentos da pasta

Após um mês da posse, o prefeito Gustavo Mitre (Republicanos), anunciou o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, cargo que foi assumido pelo Pastor e ex-vereador Gil Máximo. Ele é bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, além de ter formação em Teologia e Coaching.

Gil é sócio de uma clínica odontológica e estética orofacial e foi vereador entre 2013 e 2016, vice-presidente da Câmara e secretário da Mesa Diretora.

Recentemente, na apresentação do primeiro escalão, o prefeito Gustavo Mitre destacou a importância da Secretaria de Desenvolvimento Econômico como um pilar para o crescimento de Itaúna. “Acreditamos no potencial da pasta para impulsionar o desenvolvimento do município, estreitar o relacionamento com as empresas locais e atrair novos empreendimentos. Isso será essencial para fortalecer a economia e melhorar a qualidade de vida de nossa população”.

Em entrevista ao Jornal S’Passo, Gil disse que a sua indicação ao cargo se deve a expertise em gerenciamento de pessoas e aptidões empreendedoras. “Não podemos deixar de olhar para áreas que por muitos foram esquecidas em nosso município, que é o Empreendimento Rural, a Agricultura Familiar, a Produção e fortalecimento dos recursos financeiros para os produtores e os possíveis produtores rurais”, alerta, considerando que estas áreas serão uma das prioridades da pasta.

Gil diz que participou da primeira reunião do secretariado e que está desenvolvendo um cronograma de parceria com outras pastas para as ações dos 100 primeiros dias do Governo.

“A equipe da secretaria ainda está em formação, porém, já existem muitas demandas levantadas pela equipe de transição, que serão realizadas a curto, médio e longo prazos”.

O novo secretário afirma ainda que pretende promover a desburocratização e a agilidade dos trâmites públicos, aliada a transparência e resultados. “O que queremos neste primeiro momento é a parceria com Instituições da Educação Técnica e de Formação Profissional, fomentando através de Feiras, Projetos Multidisciplinares junto à Secretaria de Educação como “Jovem Empreendedor”, além de promover networking com a Indústria e o Comércio. Quanto ao Desenvolvimento Rural já estamos levantando quais programas estão sendo executados e aqueles cujos convênios estão finalizando. Mas, nossa Agricultura Familiar terá uma atenção muito grande em nossa gestão”, finaliza.

Eficiência técnica

Também esta semana, foi anunciada a nomeação do ex-vereador Francis Saldanha Franco, para o cargo de Gerente de Fomento e Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O professor que é diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade de Itaúna é engenheiro e técnico em fundição, com mais de 20 anos de experiência na indústria. Sua trajetória inclui a atuação como vereador e ex-presidente da Câmara. Francis é ativo participante no Sistema Confea/Crea desde 1998, tendo exercido a função de conselheiro regional no Crea-MG durante dois mandatos e agora ocupa a posição de Conselheiro Federal do Confea.

Com mais de 36 anos dedicados ao ensino, Francis também é formado em Direito e sua indicação foi feita pelo Sindicomércio e Sindimei, e ratificado pela CDL, ACE, ACONITA, CREA e CONFEA.

“Precisamos unir forças com a Educação e o Desenvolvimento Social, além de promover parcerias com UIT, SENAC e SENAI”

Em uma entrevista ao Jornal S’Passo, Francis Saldanha revelou que, já durante a cerimônia de posse, apresentou diretrizes estratégicas voltadas para o fortalecimento do desenvolvimento econômico local. O foco, segundo ele, está no compromisso de atrair investimentos e promover o crescimento da economia de Itaúna.

De acordo com o novo gerente da pasta, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está trabalhando na elaboração de projetos para que o município possa captar investimentos do Governo Federal por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que receberá propostas até o final de março.

“Realizamos uma reunião com a participação do vice-prefeito, Hidelbrando Canabrava Neto; do Chefe de Gabinete, Leonardo Tavares; do novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Gil Máximo, junto ao CREA-Minas, para discutir os projetos da cidade e garantir uma parcela dos investimentos do PAC para o município”, revela.

Francis também destacou os próximos passos, que incluem formalizar parcerias entre o município, sindicatos, órgãos de classe, a Universidade de Itaúna, o SENAC e o SENAI. O trabalho, segundo ele, não será focado apenas na concessão de terrenos para grandes empresas, mas também no investimento em capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

“Realizamos uma pesquisa que confirmou que, embora Itaúna tenha grandes empresas, há escassez de mão de obra qualificada. Um exemplo disso foi a chegada dos Supermercados BH e do Atacado ABC, que tiveram suas inaugurações atrasadas por falta de profissionais qualificados. A parceria com a UIT, o SENAC, o SENAI e as empresas locais vai capacitar a população e garantir o desenvolvimento econômico, além de aumentar a geração de emprego e renda”, explicou.

Por fim, Francis revelou que parte do terreno adquirido pelo município na gestão anterior para o Distrito Industrial será utilizado não apenas para a instalação de grandes empresas, mas também para pequenos empreendimentos. “O tempo de espera para o fomento de grandes empreendimentos é maior do que para os pequenos. Por isso, podemos destinar uma parte do terreno para os pequenos negócios, pois eles também são fundamentais para o desenvolvimento do município.”

Ele ainda mencionou ainda a intenção de discutir com a Procuradoria do município e o prefeito a elaboração de um projeto de lei que, se aprovado pela Câmara, irá amparar os pequenos empreendimentos da cidade.

“Muitas vezes, o que as pequenas empresas precisam não é a concessão de terrenos públicos, mas sim o apoio da prefeitura, que pode incluir capacitação técnica, celeridade e desburocratização de processos junto à Regulação Urbana, ou até mesmo a disponibilização de maquinário para melhorar as vias de acesso aos empreendimentos. Isso pode ser feito de forma legal, desde que a empresa comprove a contrapartida ao município.”

Dupla função

Questionado sobre a possibilidade de sua atuação no Confea, em Brasília, interferir em sua função como gerente da pasta de Desenvolvimento Econômico, Francis afirmou que, ao contrário, essa atuação será vantajosa para Itaúna.

“Fico em Brasília apenas três dias por semana. Minha participação no Confea garantirá maior visibilidade para Itaúna junto ao Congresso Nacional e aos empreendedores de todo o país, uma vez que o Congresso sempre consulta o Confea em projetos de infraestrutura. Além disso, o próprio presidente do Confea me garantiu que nossa atuação no órgão, em conjunto com o trabalho no município, trará bons frutos para Itaúna.”