O Museu Municipal Francisco Manoel Franco abre as portas para a segunda parte da exposição sobre a História do Teatro de Itaúna, neste sábado (6), às 19 horas. A mostra se refere à terceira fase da pesquisa coordenada pelo dramaturgo Marco Antônio Lara e enfoca o ano de 1975 até os dias de hoje, sempre destacando o valor artístico e cultural de grupos e pessoas, que resistem com suas performances desde 1877.
Esta terceira fase do teatro em Itaúna tem destaque nas atividades que começaram no Colégio Estadual, Sant’Ana, Polivalente e Escola Estadual Dona Judith Gonçalves, sempre com o incentivo dos professores.
O ponto de partida da mostra é a montagem da peça o “Pagador de Promessas”, encenada por um grupo de alunos do Colégio Estadual em 1975. Daí, surgiram o III Ato e o Grupo Teatral Cena Viva, que levaram aos palcos várias peças e foram responsáveis para que se construísse o Teatro Vânia Campos, inaugurado em 20 de setembro de 1981. Dando sequência na linha do tempo, veem-se as atividades destes grupos se consolidando e o surgimento de outros, com as gerações subsequentes mantendo a tradição cênica.
Aparecem posteriormente o Grupo Corpo & Alma, a !nstável Cia de Teatro, Zanilda Gonçalves com suas incursões no teatro para crianças, a SIA, com Elimar Alves e Elina Dirce; a Itinerante Cia de Teatro, dirigida por Léo Souza e a Cia Descarga de Comédia, de Filipe Correa. Muitos desses continuam ainda fazendo espetáculos e formando uma nova geração de atores e atrizes.
Nessa fase da história das artes cênicas, vieram a construção do Teatro Sílvio de Matos, a revitalização do Vânia Campos e o surgimento da Sala de Espetáculos Morel Mendonça Meireles, o teatro de bolso do Ponto de Cultura Casa do Idoso, no Asilo Frederico Ozanan.
A exposição termina mostrando o Festival Nacional de Teatro Itaúna que aposta na inclusão da cidade como rota para o circuito teatral brasileiro.
Itinerante na Praça da Estação
Na abertura da exposição será encenado o espetáculo “A Fantástica Saga do Rei Raul Contra o Monstro Belzebu”, uma comédia da Itinerante Cia de Teatro, dirigida por Léo Souza. A peça tem como cenário a Maria Fumaça que fica em frente ao Museu. No elenco estão Tiago Caettano, Aline Faria, Jardel Elói, Carol Morais, Rian Cauê, Guilherme Gontijo, Tiago Antunes, Rita Souza e Léo Souza.