A redação do Jornal S`Passo teve acesso a um vídeo onde um cidadão Itaunense, tece comentários e apresenta números de pesquisas eleitorais envolvendo candidatos à prefeitura de Itaúna. Sem citar o nome dos candidatos, mas fazendo referências à fatos que facilmente podem ser correlacionados aos concorrentes no pleito eleitoral, o cidadão não apresenta provas dos percentuais de pesquisa que informa no vídeo. A redação, teve informações que o cidadão, foi denunciado e prestou esclarecimentos na Delegacia de Polícia Civil em Itaúna. Foram solicitadas informações à PC e aguardamos.
Crime eleitoral
A divulgação de pesquisa sem o prévio registro na Justiça Eleitoral é passível de aplicação de multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00 (Lei nº 9.504/1997, arts. 33, § 3º, e 105, § 2º). A divulgação de pesquisa fraudulenta (falsa) constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa.
Inquérito irá apurar a denúncia
A Polícia Civil informou que, o inquérito que apura a denúncia de divulgação de pesquisa sem prévio registro na Justiça Eleitoral com o intento de influenciar em resultados eleitorais, encontra-se em andamento. O investigado, de 50 anos, foi ouvido e liberado. Outras informações poderão ser divulgadas ao final das investigações, as quais seguem a cargo da Delegacia de Polícia Civil em Itaúna.