Na noite desta quinta-feira, 24, o prefeito de Itatiaiuçu, Romer Soares, usou as redes sociais para expressar indignação com o atendimento prestado pelo Hospital Manoel Gonçalves. Em tom de desabafo, ele criticou duramente a gestão da unidade, que também atende pacientes de cidades da microrregião, como Itatiaiuçu, Piracema e Itaguara.
No vídeo, o prefeito reclamou da falta de acolhimento e respeito aos moradores de Itatiaiuçu. “Hoje eu quero fazer um apelo a todos os senhores e senhoras que estão nos assistindo, sobre o tratamento que os nossos pacientes recebem lá. Nós somos obrigados a encaminhá-los para esse hospital, porque ele é a nossa referência em casos de emergência, conforme determina o Estado”, afirmou.
Ainda segundo Romer, a situação tem ultrapassado os limites. “É um descaso o que os gestores estão fazendo com a nossa população. Está faltando humanidade. Não se trabalha só por dinheiro. Já tentamos contato com quem comanda o hospital há tempos e não recebemos resposta. Temos pacientes lá aguardando atendimento e precisamos resolver essa situação urgente”, desabafou.
O prefeito também direcionou críticas ao que classificou como indiferença da administração da unidade. “Se tiver como a gente trocar a referência hospitalar, eu não quero mais encaminhar nossos pacientes para lá. Falta humanidade, falta coração. Não adianta dizer que o próximo tem que estar próximo se isso não se traduz em atitude.”
Ele finalizou o vídeo com um pedido ao secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, para que a situação seja revista o quanto antes. “Se for possível sair da microrregião sairemos e vamos ser atendidos em outro Hospital. Espero uma resposta dos gestores, porque o que está acontecendo é inadmissível. Eu estou aqui para defender o meu povo, a minha cidade, e exijo respeito”, concluiu.
Reconhecimento em Itaúna
As críticas do prefeito contrastam com a homenagem recebida pelo hospital no início deste mês, quando os responsáveis pelo HMG receberam congratulações da Câmara, após apresentarem a prestação de contas referente ao primeiro trimestre de 2024 durante uma reunião na Casa Legislativa.

Secretário diz que se não houver mudanças, município vai buscar outra unidade hospitalar de referência
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Itatiaiuçu para apurar sobre os casos pontuais que determinaram o desabafo do Prefeito Romer Soares e os valores repassados pelo município ao Hospital Manoel Gonçalves. O advogado, ex-procurador do município e atual Secretário de Administração, Júlio César Ribeiro, confirmou a Prefeitura tem recebido diversas reclamações sobre a falta de acolhimento, a demora excessiva nos atendimentos e, principalmente, a ausência de sensibilidade por parte da equipe administrativa em casos que exigem atenção urgente e humanizada. “Não podemos aceitar que a população, que já sofre com a dor e a preocupação da doença, ainda tenha que enfrentar negligência e desrespeito”, pontuou.
Questionado sobre o histórico recente de atendimento aos pacientes de Itatiaiuçu, o representante do município foi enfático: “Infelizmente, há registros de vários casos de pacientes encaminhados de forma correta pelo nosso município e que, mesmo assim, sofreram descaso e não tiveram o tratamento digno de um cidadão que paga seus impostos corretamente”, afirmou. Ele ainda ressaltou que os episódios não são isolados: “É uma soma de situações que nos trazem preocupação e nos forçam a agir.”
Em relação a um caso específico mencionado pelo prefeito, envolvendo um paciente atualmente em atendimento no Hospital Manoel Gonçalves, ele destacou falhas no processo. “Mesmo com os encaminhamentos e laudos corretos, houve falta de agilidade e de humanidade para iniciar os procedimentos necessários. O que vimos foi morosidade, falta de empatia e omissão, colocando em risco a saúde e a vida desse paciente.”
O secretário confirmou ainda que Itatiaiuçu contribui financeiramente com o hospital, porém não mencionou valores. “Itatiaiuçu contribui de forma espontânea com o Hospital Manoel Gonçalves. Esse recurso é repassado com compromisso e responsabilidade, com o objetivo de garantir atendimento de qualidade para nossa população. O que se espera, no mínimo, é reciprocidade: atendimento digno e eficiente para os cidadãos que ajudam a manter o hospital funcionando.”
Diante das insatisfações com a atual prestação de serviços, o prefeito informou que buscou apoio junto ao Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. “Foi agendada para segunda-feira uma reunião com o Secretário para discutirmos a matéria em questão e para que eu possa levar a demanda do povo para instâncias superiores”, afirmou. Ele também indicou que o município poderá buscar outra unidade hospitalar para servir como referência, caso não haja mudanças concretas na postura do Hosital Manoel Gonçalves.
“Faremos questão de registrar que, diante do que temos enfrentado, não podemos mais aceitar o Hospital de Itaúna como nossa principal referência se não houver uma mudança concreta de postura. O mais importante é garantir que a população de Itatiaiuçu seja acolhida com respeito e dignidade, onde quer que esteja.”
Sem respostas do Manoel Gonçalves
O Jornal S’Passo procurou a administração do Hospital Manoel Gonçalves para obter uma resposta às declarações do prefeito, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição. Fontes internas do hospital indicaram que uma nota oficial deve ser divulgada apenas na segunda-feira, 28.