Farmácia Básica já entrega medicamentos com receitas de médicos particulares 

0
281

Muitos pacientes que possuem convênio, ao fazer uma consulta recebem receitas de médicos que não atuam no Sistema Único de Saúde e, por isso, são impedidos de retirar os medicamentos na Farmácia Básica que só aceita receitas de profissionais que atuam na rede pública. 

Esta situação, faz com que esses pacientes precisem se deslocar até um posto de saúde para que um médico do SUS transcreva a receita para o formato aceito pelo sistema público. Todo este processo, além de gerar um grande volume de atendimentos desnecessários, congestiona o serviço e dificulta o acesso para quem realmente precisava de uma consulta. 

Esta semana o secretário de Saúde, Alan Rodrigo, anunciou que essa logística burocrática não será mais necessária, pois está autorizada a flexibilização do acesso à farmácia básica, para permitir que pacientes do SUS com receita de médico particular possam retirar medicamentos na Farmácia Básica. 

“A medida de permitir que pacientes do SUS com receitas de médicos particulares retirem medicamentos na Farmácia Básica foi adotada após a constatação de um problema recorrente. Com a nova medida, esse problema foi resolvido, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento”, explica Alan. 

Ainda segundo o secretário, a medida faz parte de uma série de ações da gestão para desburocratizar o acesso à saúde pública. Diversas iniciativas já foram implementadas, dentre elas a modernização da marcação de consultas, que permitiu que o agendamento seja feito a qualquer horário do dia, eliminando a necessidade de filas de madrugada nos postos. 

“Além disso, o programa Saúde na Hora ampliou o horário de atendimento até às 22h, como já ocorre no posto do bairro Cidade Nova e Padre Eustáquio”, finaliza.