Campeonato de Futebol Amador de Itaúna continua no ‘Divinão’, no ‘Garcião’ e no Estádio José Flávio de Carvalho
Os jogos do Campeonato de Futebol Amador, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, continuam nos gramados dos estádios Divinão, Garcião e José Flávio de Carvalho. Neste sábado (14) acontecem os jogos da Segunda Divisão:
- Juventude X Peñarol, às 14h30 no Estádio Divinão
- Fenerbaçe X América Lagoa Preta, também às 14h30, no Estádio José Flávio de Carvalho
E da Primeira Divisão, as disputas são:
- Inter Zinabre X Independente EC, às 16h30, no Estádio Divinão
- Shalon X Sport Club Cajuru, também às 16h30, no Garcião
- Santos FC X C.A Souza Moreira, 16h30, no Estádio José Flávio de Carvalho
O Campeonato de Futebol Amador de Itaúna tem jogos todos os sábados e o ingresso aos estádios é gratuito.
Fenerbahçe Futebol Clube
O nome é diferente: Fenerbahçe e, mais ainda, o complemento FB, que significa Fora o Baile. O time de futebol nasceu em 2019 depois de algumas conversas entre Thomaz e o Rafael. Thomaz é filho da professora Rosana e do Walace, o Bicudo da Magda. Rafael é filho do Toninho da Banca, neto do Geraldo Turruca. Quem conta um pouco da história deste clube, que é um dos integrantes do Campeonato de Futebol Amador 2023, é o jovem Thomaz de Oliveira Gonçalves Franco, 33, mais conhecido como Totó.
Ele é itaunense, atleticano, casado com a Crilaine e pai do garoto Augusto. O dirigente do Fenerbahçe, diz que sempre gostou muito de futebol amador e acompanhava os campeonatos da cidade, junto com o amigo Rafael. A primeira denominação da equipe foi Fora o Baile Futebol Clube, que mais tarde viraria o Fenerbahçe FB (FB é de Fora o Baile), aproveitando o escudo com a iniciais FB. A equipe começou sem grandes pretensões, apenas como hobby, mas após a pandemia alguns da equipe reuniram ex-membros do Peñarol, para tornar o Fenerbahçe mais competitivo e subir para primeira divisão. Atualmente, a diretoria do Time é formada por Thomaz, João Victor e Dudu, Lucas, Chicão. Na comissão técnica estão William e Tibaia.
Muita coisa ainda precisa ser ajustada
Como amante do esporte, gosto muito de participar do campeonato. É com muita paixão e carinho que organizamos tudo para colocar o time na competição. Embora eu considere que tenha melhorado nos últimos anos, na minha opinião, o futebol itaunense foi sucateado por muito tempo e ainda há muita coisa para ser ajustada. Considero o esporte importante e junto com a prefeitura fazemos o possível para tornar a competição mais atraente e para que se torne mais uma opção de lazer para população da cidade. Sobre comparar o futebol de hoje com o de antigamente é complicado, mas acredito que o do passado tenha sido melhor, pois havia mais organização dos times e compromisso dos jogadores.
Falta melhor estrutura para que as coisas aconteçam
Acho que falta mais estrutura e principalmente vontade do povo de fazer as coisas acontecerem. Hoje, para disputarmos um campeonato de futebol, por exemplo, cada equipe realiza poucos jogos por falta de campos disponíveis. Temos apenas quatro na cidade, capazes de receber jogos de campeonato. Para atender a demanda de várias competições no decorrer do ano é complicado e faltam datas para a primeira e segunda divisão do Bairro a Bairro, Rural e Master.
Times de fora e o dinheiro comprando jogadores
Mas também falta vontade do povo: um exemplo é que temos no futebol vários times de fora vindo jogar aqui, porque em Itaúna é muito difícil achar pessoas que queiram participar dos campeonatos. Entra ano e sai ano são sempre os mesmos jogadores, porque os mais novos não gostam de participar. Além disso, entrou dinheiro no futebol amador e existem times que pagam jogadores para jogar. Isso desmotiva alguns e condiciona outros a cobrar. O Fenerbarhçe nunca pagou ninguém nem nunca pagará para jogar.
Patrocinadores que acreditam na equipe estão sempre presentes
No fim de um campeonato, a diretoria senta e já planeja como será o ano seguinte. Todo ano fazemos uniformes novos para vendermos o espaço na camisa para divulgação de algumas empresas que apoiam o esporte itaunense. Baseado no que precisamos, pedimos o patrocínio e quase sempre conseguimos o valor total estipulado. Empresas como Actos Usinagem, Marka, Sucos S/A, CJ distribuidora, Palheiros Nogueira, MF Pinturas, Minas Usinagem, Geladassa e Bigs Bar, são algumas das empresas que nos ajudaram esse ano. Embora tenhamos muitos apoiadores é inevitável todo ano gastarmos um pouquinho do nosso bolso porque aparecem algumas despesas que não estavam no planejamento.
O grande time de Itaúna é Cruzeiro da Ponte e o jogador, o Roner, do Padre Eustáquio
Conheço alguma coisa da história do futebol itaunense e, para mim, o grande time de Itaúna é o Cruzeiro da Ponte principalmente pelo que fizeram na última década. Sobre o grande jogador do futebol de Itaúna, para mim é o Roner, do Padre Eustáquio. Pouca gente hoje conhece ele pelo futebol, mas ele é ainda o maior artilheiro do campeonato amador de Itaúna: ele foi artilheiro durante cinco anos e fez 78 gols no total. Outro cara que eu ia no campo ver jogar era o Dani (Sideral). Na minha infância ele já tinha começado a jogar, e eu adorava vê-lo em campo.
A grande estrela John Kennedy
Conheço o John Kennedy, embora nunca tenha conversado com ele. Acredito que se ele ficar mais um ano no Fluminense jogando nesse nível irá aparecer uma oportunidade fora do Brasil em um bom clube e naturalmente ele se tornará um jogador de seleção, quem sabe até jogar uma Copa do Mundo. Quanto à formação de atletas do nível dele, acho sim que é possível. A lista de jogadores de Itaúna que estiveram na base de grandes times, mas desanimaram é grande e acho que o John servirá de exemplo para que muitos garotos da cidade persistam e cheguem aonde ele chegou.