Feriado de Corpus Christi contará novamente com a produção do tradicional tapete na Praça da Matriz

0
283
corpus christi 2023

A professora Bel de Abreu, coordenadora dos grupos de confecção do tapete de Corpus Christi na Praça Dr. Augusto Gonçalves – Praça da Matriz, contou à reportagem que as equipes da Paróquia de Sant’Ana estão se preparando para as atividades deste evento, que acontece no dia 30 de maio.  As celebrações da Igreja Católica no feriado de Corpus Christi acontecerão sob a direção do pároco Everaldo Quirino e a confecção do tradicional tapete no entorno da Praça da Matriz contará mais uma vez com a participação de crianças, jovens e adultos que irão emprestar sua arte e criatividade na realização das peças.

Além do trabalho artístico na Praça da Matriz, a programação da Paróquia de Sant’Ana conta com o tríduo, a missa dos participantes da confecção do tapete, às 7 horas. Às 17 horas acontece a  procissão de Corpus Christi seguida da celebração eucarística.

A confecção do tapete de Corpus Christi é um trabalho que demanda tempo e há quase um mês os organizadores estão convidando os artistas plásticos, desenhistas e ajudantes, sendo formadas as equipes para a tarefa. As pastorais da Paróquia de Sant’Ana, sempre atuantes nos eventos da entidade, já foram comunicadas também. Os coordenadores da tarefa estão providenciados os materiais para as artes do tapete, que incluem serragem, pó de café usado ou vencido, recolhido nas empresas de moagem, areia, raspa de couro e de pneus, pó de carvão, tampas de garrafa etc.

Antes da confecção do tapete uma equipe da paróquia risca os espaços, delimita e divide os quadros, cada um com 7m de comprimento por 4 metros de largura, para que recebam os materiais que vão se transformar em obras de arte.

Bel explica que as atividades contam com a participação de uma lista de voluntários antigos, mas a cada ano tem aparecido pessoas novas dispostas a ajudar. “E todas são sempre muito bem-vindas, crianças, adultos e idosos. São quase 90 quadros do tapete de Corpus Christi e, ao longo da manhã quando o trabalho começa, percebemos cerca de mil pessoas envolvidas na confecção. Começamos por volta das 8 horas e até o meio-dia cerca de 90% dos tapetes estão prontos”, disse.