Shows com artistas famosos, bandas locais e várias atividades durante a semana marcaram o evento vai integrar o calendário cultural da cidade
O 1º Festival de Inverno, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itaúna, levou aos espaços da cidade centenas de pessoas e, no fim de semana passada, uma multidão se acotovelou na área do ‘Boulevard Lago Sul’, ao lado da Prefeitura. Segundo o secretário de Cultura Ilimane Lopes, cerca de 37.500 pessoas fizeram a retirada antecipada de ingressos via plataforma Sympla. Foram 9.600 participantes na sexta-feira (9), quando aconteceu o show da banda Tia Nastácia; 19.500, no sábado (10), para ouvir a banda Biquini Cavadão e 8.400 no domingo (11), durante a realização de vários eventos, inclusive para crianças.
O resultado positivo da primeira edição do Festival de Inverno de Itaúna abriu a possibilidade para que o evento passe a constar do calendário cultural da cidade.
“O Festival de Inverno foi um grande evento que tem tudo para estar no calendário fixo da programação cultural de Itaúna nos próximos anos. Foi muito bom ver tanta gente da cidade e de municípios vizinhos participando conosco, num ambiente agradável, bem estruturado, seguro, e que proporcionou muita diversão aos presentes. Além de tudo, a economia local girou significativamente”, comemorou o prefeito Neider Moreira.
Diversão com a família e amigos
O secretário Joe fez um balanço da festa e pontuou que apesar do grande público que marcou presença, não houve ocorrências de confusão, brigas ou furtos. “Foi uma festa em que as famílias e amigos se divertiram num ambiente de muita música, gastronomia, artesanato e recreação infantil. O que tentaremos fazer para 2023 ainda está sendo discutido, mas, dentre várias ideias, uma que ganhou destaque é a ampliação da programação”, afirmou.
“O que tentaremos fazer para 2023 ainda está sendo discutido. Dentre várias ideias, uma que ganhou destaque seria a de ampliar a programação. Estamos estudando a possibilidade de fazer o festival durante todo o mês de julho, assim poderemos focar nas peculiaridades de Itaúna, como o artesanato e o folclore. E queremos também ampliar as apresentações artísticas dando espaço a mais artistas locais, além dos famosos, envolver outros segmentos como o hip-hop, o grafite e o skate. Para tudo isso, iremos buscar parcerias público-privadas. Mas, ficamos extremamente felizes com a adesão de pessoas no nosso primeiro festival”, afirmou.
Secretário não quis se pronunciar sobre denúncia de jornal
Ao ser questionado sobre reportagem de um jornal local apontando irregularidades na contratação de comerciantes que atuaram durante o evento, Joe não quis se pronunciar. Segundo a matéria, “uma denúncia anônima” indicava que os organizadores do Festival teriam beneficiado amigos nos espaços destinados ao comércio de bebidas. “Sobre denúncia de jornal sensacionalista, eu prefiro não comentar nada”, finalizou Joe.