Luciano Andrade, Fisioterapeuta
Fisiculturismo é a tradução da expressão bodybuilding. Trata-se de uma modalidade esportiva marcada pela valorização estética do corpo, através da qual seus praticantes buscam obter o máximo de hipertrofia muscular, ganhando volume, simetria e definição da musculatura como parâmetros para o aperfeiçoamento do trabalho corporal.
Suas primeiras manifestações aconteceram ao final do século XIX, na Europa e nos Estados Unidos, associadas ao levantamento de peso, e foram marcadas pelo esforço de seus adeptos em pregar um modo de vida pautado no equilíbrio, na disciplina e controle em relação ao corpo e à vida de uma maneira geral (COURTINE, 1995; ESTEVÃO; BAGRICHEVSKY, 2004).
O resultado de uma pessoa que era obesa e torna-se um Atleta de Fisioculturismo é notável e inspirador. Requer uma TRANSFORMAÇÃO física e mental significativa, incluindo mudanças drásticas na dieta, um compromisso firme com o exercício físico e uma determinação inabalável para superar obstáculos.
Além disso, essa jornada geralmente envolve um forte desejo de melhorar a saúde e a qualidade de vida, mostrando que, com dedicação e perseverança, é possível alcançar grandes conquistas.
Pedro Henrique com 26 anos mora na cidade de Valença – RJ era obeso e pesava 140 kg – obesidade grau 3.
Com muito foco e perseverança, decidiu mudar e acreditou que iria ser um atleta de Fisioculturismo, conseguiu emagrecer mais de 60 kg sem cirurgia bariátrica e só realizou abdominoplastia para retirada do acúmulo de pele em seu corpo.
No último dia 24 de Março, participou da sua primeira competição na cidade de Resende – RJ, evento realizado pela WBBF –RJ , campeonato de Fisioculturismo Estreantes Premium na categoria Bodybuilder até 80 kg e ganhou em Top 1.
Pedro Henrique continuará treinando diariamente, pois essa vitória aumentou ainda mais o desejo de competir e alcançar seus objetivo, uma vez que almeja ser um MR. OLYMPIA no Fisioculturismo.
Matéria escrita por Luciano Andrade, Fisioterapeuta, pós graduado em Bodybuilding Coach.