Frio ou Calor? Saiba como economizar neste período de transição

0
850

Entre o final de março e início de abril, em dias chuvosos e de temperaturas acima da média durante o dia, observe os hábitos listados abaixo.

Regule o termostato do seu chuveiro: em dias mais quentes, mantenha a posição do chuveiro na posição verão. Em modelos mais novos de chuveiros, é possível regular o equipamento em diversos nível de calor da água. Defina-o de acordo com a necessidade daquele dia. Lembre-se: o chuveiro, devido à alta potência, pode ser o maior vilão de sua conta de energia. Por isso, dê preferência a banhos mais curtos.

Observe a temperatura de sua geladeira: assim como o chuveiro, as geladeiras também contam com termostatos, que variam de acordo com fabricantes e marcas. No entanto, é comum que esses equipamentos tenham uma escala de 1 a 5, sendo o 5 o nível mais gelado. Ou seja, quanto mais próximo do 5, mais o motor da geladeira “trabalhará” para resfriar os equipamentos. Durante o verão, é comum que as pessoas deixem a temperatura da geladeira mais baixa – ou fria -, mas, em dias de temperatura amenas, é possível reduzir o termostato para economizar energia.

Não deixe sua geladeira com gelo acumulado: em caso de formação de gelo, reduza o termostato imediatamente, pois essa formação demonstra que a geladeira está forçando o motor a funcionar acima de sua capacidade para manter a temperatura mais baixa. O ideal é fazer o processo de degelo duas vezes por ano, ou quando necessário, com atenção ao desligamento do eletrodoméstico antes. Lembre-se: energia e água juntas trazem riscos de acidentes graves.

Apague as lâmpadas ao sair dos ambientes: pode parecer simples, mas criar o hábito de sempre “apagar as luzes” ao sair do ambiente é fundamental para que várias lâmpadas acesas simultaneamente, durante horas, não pesem no orçamento. E, caso ainda tenha lâmpadas fluorescentes, incandescentes ou halógenas em sua residência, acelere o processo de troca para lâmpadas de LED.