Diversas regiões da cidade serão contempladas com 35 km de canalização
Teve início esta semana, a implantação das linhas laterais do gasoduto da Companhia de Gás de Minas Gerais, com previsão de 35 quilômetros de redes de distribuição de gás natural que serão implantadas em diversos bairros de Itaúna. As obras começaram na Avenida Jove Soares, nas imediações da Prefeitura, no Boulevard Lago Sul.

O investimento faz parte do Projeto Centro-Oeste, que tem um orçamento total de aproximadamente R$800 milhões — sendo cerca de R$500 milhões já realizados até o momento. Itaúna está incluída como um dos polos estratégicos do projeto, que visa fortalecer a infraestrutura energética da região.

De acordo com a Gasmig, os gasodutos instalados em Itaúna fazem parte de um sistema interligado à linha tronco que transporta gás natural de Betim até Divinópolis. A rede em implantação atenderá, de forma imediata, clientes que celebrarem contratos com a companhia, incluindo áreas industriais e comerciais.
O trecho inicial da obra, na Avenida Jove Soares, terá duração estimada de 60 dias. O restante da canalização será realizado em etapas, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026. As intervenções contam com planejamento integrado junto à Prefeitura, o que permitirá minimizar os impactos no trânsito e para os moradores.

Bairros e regiões atendidas
Conforme pode ser visualizado na imagem aérea disponibilizada pela Gsmig, a nova rede de gás natural passará por diversas regiões, abrangendo bairros como Nogueirinha, Graças, São Judas Tadeu, Santanense, Parque Jardim Santanense, Itaunense, Murilo Gonçalves e Várzea da Olaria.
Além dessas áreas urbanas, a linha lateral também se estenderá até o povoado de Carneiros, sentido Pará de Minas, para atender empresas daquela localidade, e o Distrito Industrial, um dos principais focos do projeto devido ao seu potencial de consumo e importância econômica para o município.

Benefícios econômicos e ambientais
A chegada da infraestrutura de gás natural traz expectativas positivas para a economia local. Segundo a Gasmig, o fornecimento contínuo, proporciona vantagens competitivas às indústrias e comércios, além de ser uma alternativa ambientalmente mais limpa do que outros combustíveis fósseis. O combustível poderá também ser utilizado em residências, caso haja demanda.
Com a instalação da infraestrutura prevista para ser finalizada até o segundo semestre, Itaúna se posiciona como uma cidade chave na malha energética do Estado, ampliando seu potencial de atração de novos negócios e promovendo avanços em sustentabilidade, competitividade e qualidade de vida para a população.
Segundo informações da prefeitura, após a canalização, a Gasmig vai realizar a recomposição asfáltica, sem custo para o município.
