Gasoduto da região Centro-Oeste chega a Itaúna e extensão da linha está sendo feita na zona rural

Município fará parte de um cenário de sustentabilidade, uma vez que se trata de fonte menos poluente, que irá contribuir com as boas práticas ambientais e avanços econômicos

0
400

A Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig está executando em Itaúna o projeto de implantação da Linha Tronco da Rede de Distribuição de Gás Natural, autorizada pela Prefeitura de Itaúna. O projeto executivo, está na fase do chamado método destrutivo, que consiste na abertura de valas a céu aberto e posterior recomposição para instalação do gasoduto projetado.  Combustíveis como a gasolina e o etanol podem ser transportados por meio de caminhões das refinarias até os postos de abastecimento. No entanto, isso não acontece com o gás natural. Para que ele seja distribuído ao consumidor final, é necessária uma estrutura de grande porte, nesse caso, o gasoduto.

Um gasoduto, basicamente, consiste em uma rede de tubulações que fazem a conexão entre as fontes de produção e os centros consumidores. São canos que levam o gás do local onde ele é extraído para os locais onde é feita a sua distribuição.

Esse tipo de projeto costuma ter dimensões muito extensas, uma vez que o gás precisa viajar por vários quilômetros. Por isso, na verdade é necessário fazer a construção de uma infraestrutura dutoviária para fazer o transporte do gás. Ela é composta por gasodutos, estações de interconexão, estações de compressão, pontos de recebimento, pontos de entrega e outros.

O gasoduto que está sendo implantado pela Gasmig atenderá aos municípios de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis.

O projeto é dividido em duas fases: implantação da Linha Tronco e Implantação das Linhas Laterais. Em Itaúna, a Gasmig está na fase de implantação da Linha Tronco, pendente a execução das Linhas Laterais no município. Parte da Linha Tronco já foi executada. As obras atualmente estão ocorrendo na região rural do Calambau.

As informações foram disponibilizadas ao Jornal S’PASSO pelo secretário municipal de Regulação Urbana, Thiago Moreira Araújo Nogueira, que enfatiza a relevância desse projeto, considerado de grande alcance para Itaúna e a região Centro-Oeste.

“Destacamos como um cenário de sustentabilidade, uma vez que se trata de fonte menos poluente, pelo fato de o mesmo ser um combustível que gera menos resíduos, o que vem a contribuir para com as boas práticas ambientais. Esse projeto do gás natural estará à disposição de toda a população, propiciando inúmeros benefícios, deixando o município também competitivo com a disponibilização de mais uma fonte energética, a ser acessível a todos. Sua execução constitui numa importante etapa junto ao atendimento coletivo e de interesse público para a nossa economia”, enfatiza.

 A previsão para a conclusão do cronograma das obras pela GASMIG do trecho da Linha Tronco em Itaúna é para o final de setembro.