No meio da campanha para a Câmara Federal, a vice-prefeita Gláucia Santiago (PL) reuniu-se com a imprensa na manhã de terça-feira (30), em seu comitê, localizado na Praça José Flávio de Carvalho, para falar dos motivos que a levam a querer ser representante de Itaúna em Brasília. Ela disse que vai dar continuidade ao trabalho de 12 anos como vereadora, principalmente em busca de recursos para o município por meio de emendas parlamentares e com a experiência dos anos em que esteve ao lado do pai, Hidelbrando Canabrava Rodrigues, duas vezes prefeito e deputado estadual. “Foram muitos anos de aprendizado e oportunidades de trabalho. Como vereadora consegui alguns milhões para Itaúna junto a parcerias em Brasília e na Assembleia Legislativa. Imagine como deputada o que podemos fazer para ajudar Itaúna, na saúde, na educação, no esporte, na habitação?”, pontua.
A candidata prometeu, também continuar de portas abertas no seu gabinete, como tem feito na condição de vice-prefeita e destacou que tem chances reais de ser eleita deputada federal e preencher uma lacuna deixada pelo ex-deputado Marcos Lima, desde 2015, como representante de Itaúna na esfera federal. Além dos votos de Itaúna, ela diz que espera ser votada em cidades do norte de Minas.
Parcerias e dobradinhas
Ao ser perguntada se irá fechar uma dobradinha em Itaúna, a candidata afirmou que não, embora esteja muito ligada ao deputado Gustavo Santana (PR), por causa de parcerias iniciadas quando vereadora.
Pauta pelas mulheres
A primeira mulher reeleita para a Câmara Municipal e, depois, a que furou o bloqueio de uma participação feminina no executivo, em 120 anos de história de Itaúna, Gláucia Santiago promete que terá como principal pauta a continuidade do protagonismo da mulher na vida social e política. Ela também elogiou as três mulheres que atuam no legislativo: Carol Faria (Avante), Edênia Alcântara (PDT) e Márcia Cristina Santos (Patriota).