A diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais, presidida pelo empresário, Nadim Donato, recebeu no início dessa semana a visita do governador Romeu Zema (NOVO), em sua sede em Belo Horizonte. Zema, que também era empresário, proprietário de lojas, antes de ingressar na política, é o primeiro governador a visitar a entidade. Ele cumprimentou a diretoria da Fecomércio e prometeu caminhar junto com os projetos da instituição. No encontro foram apresentados diversos programas e ações sociais exercidas pelo Sistema Fecomércio através do Sesc e Senac.
Entre os diversos assuntos tratados na reunião com o governador, o presidente Nadim e seus diretores apresentaram dados que mostram a importância do Simples Nacional, onde as empresas no passado foram beneficiadas com o imposto único, mas que ultimamente vêm pagando outros impostos e passam por dificuldades. Um exemplo é o Difal, diferencial de alíquota do ICMS. A diretoria da Fecomércio está se empenhando para extinguir o Difal que tanto tem penalizado os pequenos comerciantes e não representa grandes volumes de recursos para o governo.
O ICMS, imposto cobrado sobre o transporte de mercadorias e sobre serviços interestaduais, é um dos mais polêmicos e controversos dentro da matriz tributária brasileira. Com o Difal vigorando, a polêmica é ainda maior já que o Diferencial de Alíquota de ICMS se refere ao cálculo usado para operações de transporte interestadual e tem como principal objetivo aplacar a “guerra fiscal” instaurada entre os estados, já que as tarifas de ICMS são diferentes entre cada unidade federativa.
“A taxa acaba impactando direto nas 454 mil empresas do Estado de Minas Gerais. As pequenas e médias empresas são as que mais empregam no estado e sofrem com essa cobrança que para o Estado chega a ser insignificante”, explicou Nadim. Na sua avaliação, esse vai ser um grande passo para retomada do emprego e a geração de renda em Minas Gerais. Ao fim do encontro, o governador Romeu Zema ficou de analisar a reivindicação com sua equipe e em breve dar uma resposta sobre o assunto.
Justiça tributária
O empresário itaunense Alexandre Maromba, diretor do Sindicomércio e membro da diretoria da Fecomércio-MG, afirmou que é importante destacar que esta nova diretoria da entidade mineira “está imbuída em facilitar a vida dos empresários do comércio e do turismo e para isto está se empenhando junto ao governador com o objetivo de modernização do ambiente de negócios e pela justiça tributária”.