Micro e pequenas empresas podem se cadastrar no site do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para obter crédito por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O endereço é www.bdmg.mg.gov.br.
Nesta fase do programa, estão sendo colocados à disposição inicialmente R$ 339 milhões, garantidos ao banco pelo Governo Federal, por meio do Fundo de Garantia de Operações (FGO). Os juros serão de 6% ao ano + Selic, com prazo total de 48 meses para pagar e 11 meses de carência. O crédito pode ser aplicado em capital de giro ou em investimentos.
Não é necessário abrir conta bancária para acessar o crédito. As solicitações poderão ser feitas por meio do BDMG Digital, a plataforma de atendimento do banco disponibilizada no site.
Empresas que contarem com participação feminina no capital social maior ou igual a 50%, há pelo menos seis meses, e as empresas da cadeia do turismo, eventos, bares e restaurantes, terão a Tarifa de Abertura e Acompanhamento de Crédito (TAAC) reduzida.
O BDMG já desembolsou para as micro e pequenas empresas mineiras recursos que se aproximam de R$ 1 bilhão desde a decretação oficial do início da pandemia.