O prefeito eleito, Gustavo Mitre, promoveu o encontro “Itaúna em Boas Mãos”, reunindo vereadores eleitos, representantes da imprensa para apresentar parte da equipe que estará à frente de Itaúna a partir de janeiro. “Escutamos muito gestores, lideranças políticas, lideranças sociais e comunitárias e também a equipe que acompanha nossa trajetória para a escolha do secretariado. Além disso, foram avaliados três pilares para a escolha de cada um: a capacidade técnica em cada área, a proatividade e o mais importante a empatia com as demandas da comunidade.
O vice-prefeito, Hidelbrando Canabrava Neto, também discursou durante o encontro e afirmou que desde o resultado das eleições, tem participado de intensas agendas com Gustavo Mitre, muitas delas, em busca de parcerias para a melhoria da saúde, educação, infraestrutura, transporte público e segurança pública. Segundo Neto, foram realizados junto à ANTT; DER; VLI e BDMG. As entidades sindicais e associações também não ficaram de fora da agenda, e estivemos reunidos com representantes do Sindicomércio; CDE; CDL e ACE. Também foram realizados encontros com o vice-governador, Mateus Simões e diversos deputados, em busca de recursos e emendas para o município.
Hidelbrando agradeceu o trabalho da equipe que coordenou a transição e que já está finalizando os relatórios sobre o panorama geral da Prefeitura.
“Sem dúvidas, estou muito confiante de que essa equipe de secretários realizará uma boa gestão em suas respectivas pastas, porque todos são técnicos, políticos e pessoas com sensibilidade social.
O vice-prefeito será o gestor da Pasta de Regulação Urbana e salientou que atualmente existem dois mil processos de obras particulares e empreendimentos travados na Secretaria de Regulação Urbana e que sua prioridade será analisar todos e eles e fazer uma força tarefa para destravar esses processos.
Gestão Técnica
Para promover uma gestão técnica, Gustavo Mitre anunciou parceria com a Fundação Dom Cabral, para identificar os principais gargalos e problemas da cidade, bem como indicar pontos importantes na gestão de pessoal.
Durante o evento Renata Vilhena, especialista em Gestão Pública da Fundação Dom Cabral, afirmou que a escola está entre as 10 melhores no quesito gestão, em toda a América Latina. “A Fundação oferecerá ao prefeito, vice-prefeito e secretários o acesso a modernas ferramentas de gestão de negócios, troca de experiências e a geração conjunta de conhecimento e conteúdo programático para a realização de projetos eficientes e execução de programas para melhorar a qualidade de vida dos itaunenses”.
Nova Secretaria
Durante o encontro, Gustavo Mitre anunciou a criação da Secretaria de Segurança Pública que vai englobar as áreas de Trânsito, Defesa Civil e segurança do patrimônio público com a implantação da Guarda Municipal. De acordo com Mitre, a proposta será pauta de um Projeto de Lei, que será encaminhado à Câmara, ainda no primeiro semestre. “Essa nova secretaria vai englobar os setores que hoje estão dispersos na Prefeitura e vai oferecer oportunidade para a busca de soluções de segurança de acordo com o que a comunidade necessita”.
Mitre adiantou que já escolheu um nome “de peso” para a nova secretaria, o Tenente-coronel da PM, Alexandre de Oliveira, que a partir do dia 27 de janeiro de 2025 estará na reserva.
Nomes não escolhidos
Ainda não foram anunciados o chefe de Gabinete, o secretário de Desenvolvimento Econômico e o diretor do Instituto Municipal de Previdência, assim como o chefe do Procon e o Gerente de Comunicação. Porém, o prefeito eleito garantiu que todos os demais cargos ainda não escolhidos serão selecionados por capacidade técnica e experiência.
Sobre o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Mitre informou que está em reuniões com empresários e lideranças políticas para a indicação. “O Secretário desta pasta que é extremamente importante, tem que ser uma pessoa bem articulada politicamente com capacidade de atrair grandes empreendimentos para o município, para geração de emprego e renda. A questão de conhecimento e experiência em turismo também será observada e será um diferencial”, confirmou Mitre.
Confira os nomes e o currículo de cada integrante:
- Secretaria Municipal de Saúde: Alan Rodrigo da Silva
Farmacêutico bioquímico, especialista em saúde coletiva. Atuou como coordenador de Vigilância Sanitária pela Anvisa, coordenador de Vigilância Sanitária da Macrorregião Oeste, superintendente regional de saúde da Secretaria Regional de Saúde em Divinópolis e secretário municipal de Saúde de Divinópolis. - Vice-Prefeito e Secretaria Municipal de Regulação Urbana: Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto
Engenheiro de minas formado pela UFMG, gestor ambiental e empresário. Já trabalhou na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, acumulando ampla experiência na área ambiental. - Procuradoria Geral do Município: Rodrigo Amaral Guimarães
Graduado em Direito pela Universidade de Itaúna, foi assessor jurídico da Secretaria de Administração Regional da Pampulha, em Belo Horizonte, procurador adjunto do município de Itaúna e procurador-geral da Câmara Municipal de Itaúna. Advogado com mais de 17 anos de experiência. - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: Márcio Gonçalves Pinto (Hakuna)
Músico e empresário do mercado de shows, produções e eventos. Foi diretor de Cultura do município e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa por mais de 10 anos. Eleito vereador por dois mandatos, foi também presidente da Câmara Municipal de Itaúna. - Secretaria Municipal de Planejamento e Governo: José Marcus Diniz Ferreira Júnior
Advogado graduado pela Universidade de Itaúna, com pós-graduação em Direito Empresarial e Compliance. Atuou como Secretário Municipal de Desenvolvimento Sócio-Econômico, Secretário de Administração e Secretário de Governo da Prefeitura de Mateus Leme. Presidiu a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Mateus Leme (ACIAP) e foi Chefe de Gabinete do então Deputado Gustavo Mitre, além de Diretor Financeiro do BDMG. - Secretaria Municipal de Educação: Regina Célia Duarte Amaral Andrade
Graduada em Pedagogia e Letras, com pós-graduação em Educação e Saúde e mestrado em Gestão e Planejamento de Ensino. Atua como gestora escolar há mais de 18 anos e é professora na rede privada. - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer: Pedro Augusto dos Santos Almeida
Graduado em Educação Física pela Universidade de Itaúna, com especialização em atividade física para pessoas com deficiência e mestrado em Ciência do Esporte. Servidor público concursado há quase 20 anos, já atuou como gerente de esportes. - Secretaria Municipal de Administração: Renato Corradi Bechelaine
Graduado em Direito pela Universidade de Itaúna, é servidor público há mais de 20 anos. Já foi assessor jurídico, procurador-geral do município, secretário de Administração e procurador efetivo, com conhecimento em Direito Civil, Ambiental, Administrativo e Imobiliário. - Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços: Alexsandro Moks do Carmo
Possui MBA em Projetos, Desempenho e Construção de Estruturas e Fundações, além de pós-graduações em Engenharia e Gestão Pública. Foi diretor-geral da Secretaria de Estado de Regulação Fundiária do Iter-MG, secretário municipal de Fazenda, Obras e Informática em Sabará. - SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto: Nilzon Borges Ferreira
Graduado em Contabilidade e Economia, atuou como gerente administrativo, diretor-geral do SAAE e gerente administrativo do IMP de Itaúna. Servidor público municipal por mais de 30 anos, atualmente aposentado. - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: Gláucia Maria Santiago Rodrigues
Vereadora por quatro mandatos, foi a mais votada da cidade em 2004. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita de Itaúna e também a primeira deputada federal eleita pelo município. - Controladoria Geral do Município (Interina): Otacília de Cássia Barbosa
Professora de Direito Administrativo e servidora pública há mais de 25 anos. Já foi controladora-geral do município, secretária de Finanças e Administração, procuradora adjunta e vereadora. - Secretaria Municipal de Finanças: Leandro Nogueira Moreira de Araújo
Bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Administrativo e em Tribunal de Contas do Estado. Servidor público há mais de 22 anos, já foi diretor do Departamento de Lançamento e Fiscalização, secretário municipal de Finanças e gerente de Regulação Urbana.
Durante o encontro, Gustavo Mitre celebrou a importância do evento, que considera inédito em Itaúna, e destacou a transparência ao anunciar sua equipe de governo diretamente à população. Ele ressaltou a importância de contar com um secretariado tecnicamente capacitado, proativo e empático para atender às demandas da cidade.
Além disso o futuro prefeito reforçou sua intenção de criar a secretaria de segurança pública no município em suas gestão.
Mitre também relembrou suas agendas e compromissos realizados desde a vitória nas eleições, reforçando sua dedicação em buscar benefícios para Itaúna. O prefeito eleito finalizou reafirmando o compromisso com muito trabalho e boa vontade para transformar Itaúna em um lugar melhor para viver, trabalhar e ser feliz.