O cenário político foi bem movimentado neste 1º de janeiro, com a posse oficial do novo prefeito, Gustavo Mitre, do vice-prefeito e dos vereadores eleitos. O primeiro ato da posse aconteceu com Missa na Igreja da Matriz, pela manhã e cerimônia no Teatro da Universidade, no início da noite.
O novo prefeito Gustavo Mitre (REPUBLICANOS) assumiu o cargo com um discurso focado em temas como transparência, inovação e compromisso com o bem-estar da população. Ele agradeceu especialmente a sua família, amigos, e à população de Itaúna pelo apoio. Também mencionou o presidente da Câmara, Antônio de Miranda, e o ex-prefeito Osmando Pereira, com quem afirmou manter boas relações políticas e pessoais.
Mitre falou sobre os desafios que Itaúna enfrentará e convidou os cidadãos a trabalharem juntos para melhorar ainda mais a cidade. “Estamos iniciando um novo ciclo, com o olhar voltado para as necessidades de nossa cidade e de nossa gente. Vamos trabalhar juntos para que Itaúna seja um lugar melhor para todos, com respeito, seriedade e soluções inovadoras”, afirmou.
O vice-prefeito, Hidelbrando Canabrava Neto (PL), também usou seu discurso para destacar a importância da união entre os poderes executivo e legislativo. Ele ressaltou que o trabalho colaborativo será essencial para transformar Itaúna em uma cidade mais próspera, com foco no desenvolvimento e no bem-estar coletivo.
“Tenho imensa alegria de assumir a responsabilidade de ajudar na administração municipal. O compromisso principal é com a comunidade Itaunense, de forma a prestar serviços de qualidade, estou e sempre estarei à disposição da população como servidor público”.
De acordo com o prefeito e o vice, a escolha do Teatro da Universidade de Itaúna como local para a posse foi simbólica, reforçando o compromisso da nova gestão com a educação e o desenvolvimento cultural do município. O espaço, que é um dos mais importantes centros culturais da cidade, também simbolizou a intenção da administração de investir em áreas estratégicas para o crescimento sustentável de Itaúna.
Além dos membros do executivo, os vereadores eleitos também tomaram posse e prometeram trabalhar de forma dedicada para atender às demandas da população. Em seus pronunciamentos, os novos representantes legislativos comprometeram-se a buscar melhorias nas áreas essenciais da cidade, como infraestrutura, saúde, educação e segurança.
Em sua fala, o agora ex-prefeito, Neider Moreira (PSD), apresentou resumo de sua administração durante um discurso de cerca de 45 minutos, destacando os resultados de sua gestão. Ele mencionou que a cidade possui um superávit de R$ 57 milhões na Prefeitura e de R$ 5 milhões no SAAE.
Durante o discurso, Neider foi interrompido por manifestações de parte da plateia. Um dos participantes do evento criticou a fala extensa do ex-chefe do executivo, afirmando estar alí “para ver a posse e não ouvir discurso de quem estaria saindo”.
Em um exemplo de falta de civilidade e momento de desrespeito a uma autoridade constituída pela democracia, o homem ainda foi aplaudido por demais presentes na posse. O clima de tensão só cessou após o mestre de cerimônia chamar atenção da plateia, e após isso, o ex-prefeito seguiu com suas considerações, incluindo críticas à administração do prefeito anterior, Osmando Pereira (PSDB).
Secretários também empossados
A manhã de quinta-feira, 02, foi marcada com o início dos trabalhos do executivo, com a posse também dos secretários da nova administração e investidura dos cargos do primeiro escalão.
Após a cerimônia simbólica, que ocorreu no gabinete do prefeito, Gustavo Mitre também discursou a todos os servidores públicos efetivos, destacando “a importância da parceria dos servidores efetivos e futuros servidores comissionados, para o desempenho de um mandato produtivo e acima de tudo, feito com sabedoria”.
O momento foi marcado por uma bênção solene tanto da igreja Católica, quanto da Evangélica, com a presença de padres e pastores. Também participaram da solenidade, os vereadores eleitos e novos secretários.