Hakuna é criticado por falta de informações e demora no planejamento do Carnaval

Léo Alves repreendeu o secretário de Cultura, “pela falta de celeridade”, destacando que a menos de um mês da festa, os blocos ainda não foram convocados para uma reunião

0
162

A realização do Carnaval de Itaúna continua sendo alvo de informações desencontradas, não confirmadas e sem a divulgação oficial de detalhes da festa pela secretaria de Cultura. Esta falta de informação do planejamento, principalmente pelos os blocos de rua, foi alvo do vereador Léo Alves na última reunião da Câmara.

De acordo com informações não confirmadas, os blocos desfilarão do trecho da Praça do Estádio Municipal José Flávio de Carvalho até a rotatória do Senai, e as bandas, todas locais, se apresentarão na Praça Celi. A fiscalização da Prefeitura ficará responsável pelos credenciamentos das barracas e vendedores ambulantes.

As notícias extraoficiais destacam que o bloco Pau de Gaiola vai desfilar na quinta-feira (27), com a concentração mudando para em frente ao Bar do Edinho, na esquina das ruas Zezé Lima e Dr. José Gonçalves. A partir dali os foliões seguirão para a Praça da Lagoinha e depois para a Praça da Matriz. No sábado e na segunda-feira, acontecem as concentrações e desfiles da Banda Esplendor e Glória, na Praça da Matriz. O desfile do Bloco dos Zuluzinhos está confirmado para o domingo e terça-feira. Durante todo o Carnaval, a festa acontecerá entre a Praça Zé Flávio e a Praça Celi, com programação ainda em aberto.

Diferentemente dos anos anteriores, não haverá praça de alimentação e os comerciantes locais, além dos ambulantes, serão responsáveis pela venda de comidas, bebidas e itens carnavalescos. Também será montado um palco na Praça Celi para apresentações de bandas. O terreno onde costumam ser instalados circos e parques será cedido para estacionamento da igreja evangélica local, durante os dias de folia, conforme acordo com os responsáveis pela entidade.

Falta de comunicação

O vereador Leo Alves (Podemos) usou sua fala na Câmara para criticar a lentidão da Secretaria de Cultura na divulgação da programação oficial e pela falta de diálogo com os blocos da cidade. O parlamentar, que está ligado ao Bloco Sertanejeiros, trouxe à tona os principais questionamentos de blocos tradicionais de Itaúna.

“Faltam menos de 30 dias para o Carnaval, e os blocos ainda não foram informados sobre a programação, nem convocados para o diálogo. Será que a Cultura está planejando colocar apenas bandas e deixar a festa virar uma bagunça novamente? Vale lembrar que os blocos foram responsáveis por revitalizar o Carnaval de Itaúna, e eles não podem ficar de fora do planejamento”, afirmou.

Já o vereador Rosse Andrade (PL), que é ligado ao Bloco das Virgens, do Padre Eustáquio, fez coro com a reclamação do colega, afirmando que o Secretário também não chamou os dirigentes do bloco para conversar.

Três semanas de espera

O Jornal S’Passo enviou, há três semanas, questionamentos à Secretaria de Cultura e à Assessoria de Comunicação sobre o planejamento do Carnaval, mas não obteve resposta. Somente esta semana, após a divulgação de notícias desencontradas e não oficiais, o secretário Marcinho Hakuna respondeu à reportagem.

“Como estamos enfrentando as primeiras batalhas do governo, não estou conseguindo responder mensagens nas redes sociais nem publicar qualquer coisa relacionada à cultura, turismo ou carnaval. As informações ainda estão fragmentadas, e quem as publicou não divulgou tudo corretamente. Peço desculpas pelo ocorrido e garantimos que vamos divulgar as informações de forma completa e para todos ao mesmo tempo”, esclareceu o secretário em nota.

Mesmo sem respostas sobre o Carnaval, blocos começam a se preparar para desfilar

Os blocos itaunenses já começaram a se movimentar e o primeiro evento é o lançamento da camisa do Bloco Esplendor e Glória, neste sábado, a partir das 15h, no Master Beach, com apresentação da banda do bloco.

O Bloco Sertanejeiros também anunciou que estará se apresentando no Pré-Carnaval do Iate Clube, no dia 15 e os ingressos já estão à venda no segundo lote pelos telefones (37) 3241-3371 e (37) 9805-1653. Também no dia 15, o Esplendor e Glória faz pré-carnaval no Hotel Lago do Sol, a partir das 16 horas.

O Bloco Baballo também fará participação especial no Pré-Carnaval da Terceira Idade, promovido pelo Centro de Convivência do Idoso, no dia 15, na Praça de Esportes de Santanense. A entrada será gratuita para idosos acima de 60 anos, e convites podem ser adquiridos na portaria do clube a preço promocional. Mais informações pelo telefone (37) 3249-9120.

O Automóvel Clube está organizando o Pré-Carnaval da Inclusão no dia 21, com venda de ingressos destinada à APAE e à ADEFI. O evento contará com apresentações de Sávio Fernatti, da banda Lex Luthor, e participação especial dos mascotes do Cruzeiro e do Atlético. A ornamentação e a composição artística ficaram a cargo do Bloco Baballo, que é um dos apoiadores do evento.

Já no dia 22, o Automóvel Clube realizará o CarnaRock, com apresentações da banda Sóbalanço e do Legião Urbana Cover, com Renilson Resende. Ingressos e mesas podem ser adquiridos na Banca da Praça da Matriz. Informações pelo número (37) 99868-4403.