E a bola continua rolando nos gramados dos estádios Divinão, Garcião e José Flávio de Carvalho, no Campeonato de Futebol Amador, promovido pela Secretaria de Esportes. Neste sábado (30) acontecem os jogos da Segunda Divisão:
- Peñarol x Fenerbach, às 14h30, no Divinão.
- Colorado FC x Fluminense EC, também às 14h30, no Garcião.
- S.E. Real Madrid x Real Garcias, às 14h30, no Estádio José Flávio de Carvalho
E da Primeira Divisão, as disputas são:
- Sport Club Cajuru x São Francisco, às 16h30, no Divinão.
- Santos FC x Independente EC, também às 16h30, no Garcião.
- Inter Zinabre x Portuguesa FC, às 16h30, no Estádio José Flávio de Carvalho.
O Campeonato de Futebol Amador de Itaúna tem jogos todos os sábados e o ingresso aos estádios é gratuito.
Jornal S’PASSO destaca nessa edição a jovem equipe Peñarol da Rua da Ponte
O Peñarol Futebol Clube foi fundado em 31 de agosto de 2015 por Caio Luiz de Souza Mendes, Eduardo de Alencar Souza, João Victor Moreira Silva e Paulo Henrique Cândido Silva, com a maioria dos jogadores da tradicional “Rua da Ponte”, o Bairro das Graças. No ano seguinte, o time já disputou o Campeonato de futebol amador de Itaúna. O atual presidente é Lucas Emanuel Moreira Cunha e a diretora do time é composta também por Pedro Henrique Moreira Silva, vice-presidente, Wesley Caetano Souza (Poeira), treinador; e por Dijon Wiliam Almeida Batista, auxiliar técnico. Integram também a diretoria: Paulo Henrique Cândido Silva e Caio Luiz de Souza Mendes, Conselheiros e Tiago Marcolino de Paula (Escote), Diretor de Marketing.
Como todas as equipes de futebol amador, o Peñarol sobrevive por vontade dos seus dirigentes e integrantes e consegue algum apoio através de patrocínio. Dentre os patrocinadores, o presidente Lucas Emanuel cita a Expresso 1940, Escote Designer, Master Instalações Elétricas, Extintores Itaúna, Vitalfit e Geraldo Bosco advocacia.
Para o dirigente, 2023 tem sido um ano de muita expectativa. O clube veio de uma temporada não muito feliz e aos poucos conseguiu melhorar, graças aos esforços de toda a equipe. “Nossa expectativa é ir muito longe no campeonato e incomodar muito o favorito, pois temos um elenco muito equilibrado em todas posições e bastante forte. Começamos com um empate contra a ótima equipe do América Lagoa Preta. Sabemos que nosso grupo está bem e confiamos muito na classificação e acesso à primeira divisão”, posiciona.
Lucas Emanuel Moreira Cunha lembra que seu amor pelo futebol vem desde os primeiros anos. “Quando comecei a andar já comecei a jogar bola em casa; quando criança fiz escolinha na Universidade e sempre fui apaixonado por futebol e, principalmente pelo Cruzeiro. O futebol amador entrou na minha vida na infância, até que meu primo João me confiou para jogar no Peñarol e depois fui ajudá-lo na diretoria”.
As equipes tradicionais precisam participar mais do Campeonato Amador
Nesse tempo todo que acompanho o futebol amador acho que houve muitas mudanças, mas é uma pena o desinteresse dos jogadores, torcedores e os diretores pelo futebol amador. Temos muitos times de fora da cidade jogando aqui e mesmo assim ainda temos um número pequeno de equipes. Os jogadores estão preferindo jogar os campeonatos Rural e Bairro a Bairro do que o Copão, ou Amador. Um exemplo disso é não termos mais os times tradicionais da cidade na competição. Eu cresci vendo a rivalidade do Cruzeiro da Ponte e Turkenburg, mas hoje em dia não temos mais isso.
Do jeito que está, não é bom
Não sei o que precisa ser feito de diferente no futebol amador, mas do jeito que está não está sendo bom para as equipes.