Homenageado pela Câmara Municipal, Fubá agoniza em praça pública

Engraxate destacado pelo legislativo está doente, necessitando de tratamento e, até de ajuda financeira

0
1232

Entre as inúmeras homenagens aprovadas pela Câmara Municipal na reunião de terça-feira (17) está a Moção de Aplausos ao engraxate Fubá, ou melhor Expedito Ferreira da Silva.

De autoria do vereador Leonardo Alves (Podemos) a proposição foi aprovada por unanimidade como todas as demais. Fubá é engraxate na praça Dr. Augusto Gonçalves há mais de 45 anos. Começou menino, aos nove anos, ao lado dos irmãos Carlos e Fernando, também chamados de Fubá, igualmente engraxates e lavadores de carro.

A Moção de Aplausos encaminhada ao engraxate Fubá destaca “sua dedicação e por ser uma personalidade que faz parte da história de Itaúna”.

O Jornal S’PASSO foi à praça para ouvir o mais novo homenageado do legislativo. Encontrou um moço doente e triste. Não havia nele nenhum entusiasmo com os inusitados aplausos dos vereadores. Fubá está com câncer, à espera não de um milagre, mas de tratamento digno. De todo tipo de ajuda mesmo.

No banco da praça, ao lado da igreja de Sant’Ana, Fubá engraxa um sapato, com dificuldades. A todo momento ele tira a máscara e limpa, com uma flanela, a saliva que lhe escorre num canto da boca. Ao seu lado, frequentadores da praça e amigos do engraxate falam de sua situação de necessitado. São unânimes em afirmar que o moço não precisa de homenagens, mas sim de cuidados médicos, de ajuda financeira – seu ofício não lhe traz bons rendimentos há muito tempo. Não tem residência própria, mora de favor com uma irmã e passa sérias dificuldades financeiras, além da moléstia que avança cada vez mais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

6 − 5 =