A Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira anunciou o registro definitivo do imóvel onde está localizada a fachada e ruínas do antigo Hospital, que até então ainda constava como o local denominado Grota do Fundão da Fazenda do Retiro.
De acordo com a provedoria da instituição, o registro vem após 108 anos, e somente foi possível após o trabalho árduo do vice-provedor do Hospital, Francisco Eduardo Mourão. A boa notícia é que os conselheiros, Samuel Nicomedes, Nilson Teles, Geraldo Afonso e o vice-provedor Mourão conseguiram autorização para a recuperação, tanto das dependências quanto da fachada tombada das ruínas do antigo hospital.
A ideia principal é promover uma força tarefa entre a Casa de Caridade, os órgãos públicos e empresários da cidade para iniciar as obras. O projeto de recuperação permitirá que o Centro Administrativo atual migre para o local, possibilitando a ampliação do Centro Oncológico do Hospital e proporcionando mais conforto aos pacientes.
As intervenções na velha Casa de Caridade propõem a manutenção da fachada do prédio – tombada pelo patrimônio histórico e arquitetônico da cidade –, corrigindo antigo problema naquele local e atendendo à demanda de uma grande parcela da população, que sonha em ver recuperada essa estrutura histórica.
O projeto já foi liberado pelo Codempace (Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural Artístico e Ecológico de Itaúna) e a empresa responsável pelo projeto de construção já deu entrada no pedido de construção junto à Secretaria Municipal de Regulação Urbana.