Hospital do Icismep, em Igarapé, foi instalado em local onde não existe estrutura adequada para receber as pessoas

Leitor reclama das péssimas condições de atendimento para pacientes e acompanhantes num lugar “no meio do nada”

0
384

Um leitor procurou a redação do Jornal S’PASSO para denunciar aquilo que ele chama de “precárias condições” do lugar onde está instalado o Hospital do Icismep (Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba), na cidade de Igarapé, onde não existem serviços que ofereçam minimamente conforto e bem-estar às pessoas que necessitam da instituição de saúde. O centro de atendimento médico, que recebeu o nome de “272 Joias”, em homenagem à memória das vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, em 2019, tem prestado bons serviços às cidades parcerias, afiliadas ao Icismep, desde a sua inauguração em maio de 2022. Entretanto, as condições do lugar não são satisfatórias. O leitor do Jornal reclama que “não existe uma mínima estrutura externa”, ou seja, os pacientes ficam expostos ao sol, o dia inteiro, esperando que outros sejam atendidos – uma vez que grande parte dos mesmos utiliza de transporte coletivo oferecido pelas prefeituras das cidades consorciadas. “Não há um local decente com banheiros, alimentação e água. E o Hospital está situado num ambiente onde a poeira é enorme. Imagina como ficam as pessoas num lugar como esse o dia todo?”. Segundo o leitor, a unidade de saúde “está instalada no meio do nada”.

O Hospital foi construído para atender mil pacientes por dia e realizar 800 cirurgias/mês, para cerca de 65 municípios e mais de três milhões de habitantes.

O Icismep é uma instituição de municípios da qual fazem parte as cidades de Abaeté, Araújo, Barão de Cocais, Bom Despacho, Bonfim, Brumadinho, Campo Belo, Carmópolis de Minas, Cláudio, Conceição do Pará, Confins, Contagem, Córrego Fundo, Crucilândia, Esmeraldas, Estrela do Indaiá, Florestal, Formiga, Ibirité, Igarapé, Igaratinga, Iguatama, Itabirito, Itaguara, Itapecerica, Itatiaiuçu, Itaúna, Juatuba, Lagoa da Prata, Leandro Ferreira, Mariana, Mário Campos, Martinho Campos, Mateus Leme, Nova Era, Nova Lima, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Passa Tempo, Pedro Leopoldo, Pequi, Perdigão, Piedade do Gerais, Piracema, Pitangui, Raposos, Rio Acima, Rio Manso, Santa Luzia, São Gonçalo do Pará, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste, Sarzedo, Taquaraçu de Minas, Ubá e Vespasiano.