As pessoas que necessitam fazer a Carteira de Identidade poderão procurar o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal a partir da próxima semana de forma presencial e fazer o agendamento. O serviço foi inaugurado esta semana irá atender inicialmente 10 pessoas por dia, previamente agendadas, de forma gratuita.
A inauguração do Posto de Identificação do Centro de Atendimento ao Cidadão Maria Emy de Souza contou com a presença de diversas autoridades do município e, ao lado do prefeito Neider Moreira (PSD), do delegado da Polícia Civil local, Leonardo Moreira Pio, do delegado regional da PC, Cleovaldo Marcos e da diretora do CAC, Juliana Souza, o vereador Nesval Júnior (PSD) destacou a importância deste dispositivo de atendimento à população. O delegado Leonardo Pio afirmou que quando chegou à Delegacia de Polícia havia em Itaúna uma demanda de mais de 5.000 carteiras de identidade e hoje o serviço atende a um volume grande, que já tem o atendimento no SINE e, agora, contará com o benefício do CAC, com a possibilidade de 1.000 documentos/mês.
Prefeito critica sobrecarga nos municípios por parte do Estado e da União
O prefeito Neider revelou que a função do município é potencializar a prestação de serviços ao cidadão. Ainda assim fez um desabafo contra aquilo que ele chama de sobrecarga nos municípios através da implantação de políticas públicas e, muitas vezes, da omissão dos governos estadual e federal. “É preciso que haja uma reforma constitucional urgente, pois os municípios não estão dando conta”, disse. O prefeito fez referência à implantação dos pisos salariais da educação e da enfermagem pelo governo federal, mas no final, quem tem que pagar a conta é o município. “Essas políticas são importantes, mas o dinheiro precisa vir junto”, asseverou.
Casa do Povo
O presidente do legislativo Nesval Júnior afirmou que o CAC e, também, a Escola do Legislativo Professor José Luiz Guimarães Filho aproximam este poder público do cidadão e justificam a denominação de “casa do povo”. Desde a sua inauguração no ano passado o CAC já atendeu mais de 1.500 pessoas e, agora, com o Posto de Identificação espera-se que mais de mil documentos sejam feitos mensalmente.
Apenas cinco, dos 17 vereadores presentes
Na inauguração do Posto de Identificação apenas quatro vereadores estiveram presentes, além do presidente Nesval Júnior: Edênia Alcântara (PV), Giordane Alberto (PR) Joselito Gonçalves (PRD) e Silvano Gomes (PSD). Nem os demais membros da Mesa Diretora, Alexandre Campos (MDB) e Márcia Cristina Santos (PP) compareceram.