O fogo que atingiu um ônibus da viação Viasul na manhã desta quinta-feira (16) além de causar um grande prejuízo para a empresa de transporte coletivo de Itaúna, também afetou comerciantes, moradores e animais das proximidades.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram utilizadas três viaturas, sete militares e 7 mil litros de água para o combate às chamas que atingiram o coletivo que estava parado no ponto final no bairro Morada Nova. A densa e tóxica fumaça que emanava das chamas terminou por matar por inalação um cão que havia em uma casa vizinha ao incêndio, tentativas de reanimá-lo foram realizadas pelos militares bombeiros, mas sem sucesso. Um bar que fica ao lado do ponto do ônibus também foi parcialmente atingido pelas chamas e tomado pela fumaça, bem como algumas residências próximas.
Em meio ao combate ao incêndio o local passou por isolamento, já que parte da rede elétrica se rompeu, levando ao risco de eletrocussão.
Não há confirmação oficial se o incêndio teve como causa uma pane mecânica ou elétrica, ou se pode estar relacionado a ato criminoso, tendo sido provocado intencionalmente. A Polícia Militar até o momento informa que o registro está em andamento e que diligências estão sendo realizadas para identificar a origem do incêndio.