Não é segredo: comunicação funciona com a troca de boas histórias. Todos sabemos que um bom enredo e uma atraente narrativa, costuma ter uma pitada de diversão. Mas, os órgãos públicos, ou a maioria deles, não estão para brincadeira, afinal, existem para prestar serviços e esclarecer a população. Basta lembrar dos velhos tempos, na época dos prefeitos, Dr. Milton de Oliveira Penido, Jadir Marinho de Faria e Hidelbrando Canabrava Rodrigues, gestores sérios e de poucas brincadeiras.
Passaram-se anos e ninguém imaginaria, que seus sucessores, Neider Moreira e Gláucia Santiago pudessem realizar uma gestão com inúmeras obras e ao mesmo tempo de uma forma mais leve e descontraída de conversar com a população. Foi o que aconteceu nas redes sociais da Prefeitura, onde além da prestação de serviço, também é possível ver histórias e notícias sobre a cidade de um jeito irreverente.
Não somente a cidade, mas todo país enfrenta tempos difíceis, com a pandemia e para quebrar um pouco a ansiedade e o medo gerado pela Covid-19, a assessoria de comunicação da prefeitura, pouco a pouco, ou melhor, post a post, retirou aquelas impressões de que Itaúna não é tão legal e receptiva. A divulgação de memes, frases e versos conhecidos na internet, tomaram conta da rede nas últimas semanas e o perfil oficial da prefeitura acabou atingindo a surpreendente marca de 1,5 milhão de impressões.
A comunicação descontraída começou no início da imunização do público mais jovem. Na vacinação das pessoas com 32 anos, foram lembrados os queridos Airton Senna e Mamonas Assassinas, além dos joguinhos de Tamagotchi. A população de 30, foi lembrada para se vacinar através do ícone da música Cazuza, que faleceu na mesma época, além do sucesso do filme Esqueceram de Mim. Já a galerinha com 26 anos, por assistirem TV Globinho, o lançamento da banda Rouge, Malhação, Charlie Brown Jr e Digimon.
De acordo com o responsável pela assessoria de comunicação da prefeitura de Itaúna, Hermano Martins, a interação com o público na página da prefeitura no Instagram cresceu 48% na última quinzena, passando de 1,5 milhão de impressões. No período de 6 a 12 de agosto, houve 40.192 interações com o conteúdo da página.
O publicitário contou à reportagem que a mudança de estratégia foi adotada em virtude de uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde, que informou ao setor de comunicação da prefeitura que cerca de 20% das pessoas que se cadastravam acabavam não indo vacinar. “Desde o início da formação dessa equipe da Gerência de Comunicação, estamos tentando conversar de forma mais humanizada, quebrando padrões e clichês. Como no Dia dos Namorados, pegamos depoimentos de diversos casais, homoafetivos ou não, para celebrar o amor. Já fizemos ações como o dia do orgulho LGBTQIA+ para pregar respeito e quebrar preconceitos”, revela Hermano.
O misterioso “estagiário”
Em meio a brincadeira, surgiu um personagem especial, que segue cativando a população e gerando diversos questionamentos sobre quem seria o ícone que criou as publicações. O intitulado “estagiário”, ganhou fama pela ideia, mas a identidade não foi revelada pela comunicação da prefeitura.
A personalidade do “estagiário” surgiu através dos próprios comentários dos internautas mais jovens, nas publicações. Segundo integrantes da comunicação, a figura foi escolhida pelo fato de o “perfil estar mais próximo da idade que se pretende interagir”. Fontes ligadas ao Jornal, confirmaram que de fato existem as figuras dos estagiários na comunicação, no entanto “tudo não passa de um plano de comunicação desempenhado em conjunto pela assessoria”.