O empresário Sérgio Coelho, conhecido por ser presidente do Clube Atlético Mineiro, está intermediando a instalação de uma usina de energia fotovoltaica em Itaúna, num imóvel de 10 mil m², concedido pela Prefeitura no Distrito Industrial. O negócio, que irá produzir material para que se obtenha energia através da conversão direta da luz solar em eletricidade, por meio do efeito fotovoltaico, vai proporcionar mais serviços para o município e particularmente ganhos para a saúde.
Através desse projeto o empresário irá destinar o serviço em benefício da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira e proporcionar uma economia aproximada de R$ 100 mil por mês, que é o valor da energia elétrica pago pela instituição à Cemig.
O Jornal S’passo conversou com o empresário Sérgio Batista Coelho, 60, sobre essa parceria. Coelho é mineiro de Crucilândia, e administrador de empresas e presidente da Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (Assopoc), instituição filantrópica do município. Antes de presidir o CAM, mandato que termina em 2023, ele foi Conselheiro Grande-Benemérito do Clube.
Através da intermediação do empresário com a Prefeitura, o Hospital irá receber gratuitamente o projeto da usina de energia solar, aprovado pela Cemig. A partir daí será realizada uma concorrência pública para que a usina seja instalada na instituição e já nos primeiros três meses de funcionamento irá economizar 100% de energia elétrica.
O cronograma para o empreendimento segue com uma estruturação financeira que será realizada para aquisição de recursos, na ordem de R$ 3,5 milhões, para o custeio da usina do Hospital. O dinheiro, contou Sérgio, virá através de parcerias, doações de empresários e pessoas físicas, da lei de incentivos fiscais, e empréstimos à Casa de Caridade. Com a economia da conta da Cemig, a instituição terá fôlego para cumprir com o negócio e rapidamente desfrutar desse benefício, com a energia da luz do sol.
A intermediação do negócio com Sérgio Coelho para auxiliar o Hospital Manoel Gonçalves começou no ano passado através do médico e ex-secretário de Desenvolvimento Social Élvio Marques, amigo do empresário. No início dessa semana a Prefeitura assinou o termo de concessão do terreno para a instalação da usina. O evento contou com a participação do prefeito Neider Moreira (PSD), do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diógenes Vilela e do provedor do Hospital Manoel Gonçalves, Augusto Machado de Sousa.