Os vereadores aprovaram no início dessa semana o projeto de lei da administração municipal que autoriza o repasse de recursos financeiros à Associação Desportiva Internacional de Minas, “Inter de Minas”, no valor de R$ 120 mil. O presidente da agremiação de futebol, Tiago Pimentel, usou a Tribuna Livre da Câmara para explicar as razões da solicitação de ajuda financeira e da participação dos vereadores na aprovação da matéria.
O Inter de Minas, afirmou o orador, tem sido referência na categoria de base com um amplo trabalho social na cidade, além de seu destaque como o único time de futebol profissional do município. São atendidos pela agremiação esportiva cerca de 250 a 300 jovens atletas de várias idades. A entidade conta com 38 funcionários. Cerca de 50% dos profissionais que atuam na entidade são de Itaúna e acima de 70% dos meninos da categoria de base pertencem ao município. A Associação é uma entidade que disputa o Campeonato Mineiro – 2ª Divisão da categoria profissional e os Campeonatos Mineiros da 1ª Divisão das categorias de base. Pimentel explicou que a entidade possui títulos recentes que comprovam o alto nível de rendimento das equipes, a exemplo do Campeonato Mineiro de 2ª Divisão da categoria sub17 do ano de 2021 e de Campeão do Interior do Campeonato Mineiro de 1ª Divisão da categoria sub 20 do ano de 2022, com a participação inédita na renomada Copa São Paulo de Juniores para a categoria sub 20.
Reforço financeiro para projetos sociais
O Inter de Minas está devidamente instalado em Itaúna desde 2019, contendo todas as autorizações legais para funcionamento e é custeado principalmente através de benefícios das Leis de Incentivo ao Esporte. Contudo, disse o dirigente da equipe, estes recursos são insuficientes para as demandas dos campeonatos e desenvolvimento dos jovens atletas do futebol, especialmente para manter a entidade em crescente evolução. “Por esta razão, quaisquer recursos vindos do município representam uma enorme ajuda para a continuidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Cada vez mais, as associações de menor porte, como a Associação Desportiva Internacional de Minas, têm dificuldade de competir de igual para igual contra os grandes clubes mineiros, como o Atlético, Cruzeiro e América, nas competições de futebol de campo. Tais clubes, apresentam recursos muito maiores, o que possibilita centralizar as jovens promessas neles, dominando assim as competições estaduais. Porém, é nítido que apenas estes três clubes não conseguem captar todos os atletas com grande potencial para a modalidade que o estado oferece, seja pelo número reduzido de atletas por categoria que cada equipe mantém, seja pelas avaliações, muitas vezes rápidas através das peneiras, oportunizando pouco tempo de análise para cada atleta. Diante desta realidade a Associação Desportiva Internacional de Minas pretende, através deste projeto, formar e manter as categorias de base e profissional, visando formar uma equipe competitiva e disputar de igual para igual com as três grandes potências de Minas”, escreve a justificativa da proposição, reforçada na fala de Tiago Pimentel na Câmara.