Inúmeras atividades do ‘Ponto de Cultura Casa do Idoso’ deram um toque de arte à vida da instituição

0
570

Projeto artístico e cultural foi desenvolvido através de recursos da Lei Aldir Blanc 

Inúmeras iniciativas de arte e cultura foram desenvolvidas para a reativação do Ponto de Cultura Casa do Idoso, que funciona no Asilo Frederico Ozanan, graças aos recursos da Lei Aldir Blanc – de Emergência para o setor cultural. Assim, foi possível realizar ações dentro da fundação, para minimizar os efeitos do isolamento social em que os idosos ficaram submetidos desde o início da pandemia, permanecendo ilhados, sem contato com familiares e amigos.

Nesses últimos meses foram realizadas oficinas de Alfabetização, Yoga para Idosos e Dança Sênior, para trazer estímulo cognitivo e saúde física e mental para os idosos. Também aconteceu oficina de humanização para os funcionários e cuidadores da instituição, a fim de fornecer meios de aprimoramento dos trabalhos de cuidado aos idosos, estimulando a utilização de atividades artístico-culturais.

Além das oficinas, o Ponto de Cultura levou à instituição algumas apresentações artísticas destinadas exclusivamente aos idosos residentes na Fundação Frederico Ozanan, com todos os cuidados de higiene e prevenção de contágio do coronavirus. Esse público pôde assistir apresentações de circo, com palhaços e mágica, de música, contação de histórias e encenações de teatro de bonecos. O espetáculo Emengarda, protagonizado pela atriz itaunense Ilma Nogueira, que morreu precocemente em 2013, foi reconstruído como Teatro de Bonecos, buscando manter vivas sua memória e sua arte.

Um videodocumentário sobre a instituição e o Ponto de Cultura Casa do Idoso, destacou a história da Fundação Frederico Ozanan e as várias formas de utilização dos eventos artísticos e culturais. Em fase final de edição, esse trabalho vai integrar os idosos com a comunidade, e será disponibilizado ao público em breve.

E para concluir o leque de ações do Ponto de Cultura, a pintura dos muros no entorno do asilo deixou clara a capacidade que a arte tem de transformar o ambiente e a comunidade. Muito admiradas pela população, as pinturas dos muros foram feitas por um grupo de artistas profissionais que transmitiu esta forma de arte para artistas iniciantes através de oficinas práticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

7 + 11 =