Itatiaiuçu comemora 58 anos salientando a boa convivência entre a mineração e o meio ambiente

0
2289

A vizinha cidade de Itatiaiuçu comemora no próximo dia 1º de março 58 anos de emancipação político-administrativa. O prefeito Adélcio Rosa de Morais (PSC) falou à reportagem do Jornal S’PASSO sobre a importância da data.  Para ele, são 58 anos de história, de lutas, de conquistas, de transformação. Entende que Itatiaiuçu tem muito a comemorar, pelos avanços na educação, na saúde, nos esportes, na assistência social e nos demais setores que privilegiam a qualidade de vida. Mas, o destaque maior, na sua opinião, é que Itatiaiuçu é “uma terra de gente feliz, guerreira, honesta, batalhadora e hospitaleira”.

O chefe do executivo salienta que sua gestão é pautada na ética, na moralidade e na legalidade, de um governo com grande participação popular. “Temos um munícipio privilegiado, tanto quanto à sua localização, quanto por sua renda per capita, principalmente em decorrência da extração do minério de ferro, porém temos a consciência de que há muito a ser feito. Um dos nossos principais focos é a diversificação da economia. É necessário que nossa principal atividade econômica não se restrinja apenas à exploração minerária. O minério é um recurso exaurível, nos deixa em alerta e impulsionados a buscar soluções a curto, médio e longo prazo. E tudo isso sempre ouvindo e atendendo aos interesses da comunidade”, afirmou.

A reportagem do S’PASSO propôs uma questão acerca do Meio Ambiente. Como Itatiaiuçu é uma cidade que lucra com o minério, também vivencia os problemas decorrentes desta atividade e sofre com a agressão ao meio ambiente. Como conciliar desenvolvimento e preservação? O prefeito entende que apesar de ser sinônimo de desenvolvimento socioeconômico, os altos impactos causados ao meio ambiente pela exploração de minério são inerentes à atividade. E que cabe ao poder público implementar medidas que visem minimizar os prejuízos causados. Ele ressalta que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já tomou medidas imediatas, como o reflorestamento de algumas áreas com mudas disponíveis no Canteiro da Prefeitura. Contou que em reunião (por videoconferência) da Secretaria de Meio Ambiente com a ANM (Agência Nacional de Mineração), realizada em 11 de fevereiro, foram discutidos vários assuntos afins, como a proteção das áreas de mineração e entornos, no Plano Diretor Municipal, especificando os riscos e a necessidade de proteção para toda a comunidade. Também falou que na pauta das comemorações dos 58 anos do município, na edição especial do Circuito Comunidade, serão doadas mudas pela Mineração Usiminas –  programada para o próximo domingo (28), das 9h às 11h. E que no dia 1º, será realizada uma ação de plantio de mudas de Ipês, Quaresmeiras, Sibipurunas e Palmeiras, no Cristo (ponto turístico da cidade). “É importante destacar que o desenvolvimento econômico e sustentabilidade devem andar lado a lado para que asseguremos um meio ambiente saudável às gerações presentes e futuras”, salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze − oito =