Itaúna disputa premiação de melhor mel do Brasil em São Paulo

Título será conferido durante Congresso Brasileiro de Apicultura e vai garantir o Selo Nacional de região com melhor produto do país

0
465

Itaúna, tem mais um motivo para se orgulhar. Um apicultor local, reconhecido por sua dedicação à produção de mel de alta qualidade, foi selecionado para participar da competição que escolherá o melhor mel do Brasil este ano.  

O Congresso Brasileiro de Apicultura está em sua 24ª edição e este ano está sendo realizado em Aparecida do Norte, São Paulo. O encontro é considerado o maior evento de apicultura e meliponicultura no Brasil, reunindo especialistas, pesquisadores, estudantes, apicultores, meliponicultores e empresas do setor para compartilhar conhecimentos e novidades. 

O evento que começou nesta quarta-feira e segue até domingo, conta com diversos workshops, palestras e exposições, oportunidades de networking e negócios e com o concurso que elegerá o melhor mel produzido no país em 2024.  

O empresário itaunense, Luciano Alves Pereira, que comanda a Minas Mel, localizada na região rural de Paulas, atua na área de há 37 anos, e a experiência resultou no desenvolvimento de um mel conhecido por seu sabor único e pureza, características que conquistaram clientes e jurados em competições regionais. 

“A apicultura é mais que um trabalho, é uma paixão. Cuidar das abelhas e garantir um produto saudável e sustentável é minha missão”, afirma o apicultor, que utiliza práticas ecológicas e investe em flora nativa para apoiar a polinização e a biodiversidade local. 

Luciano se diz animado para a competição deste ano, já que nas duas últimas edições o título de melhor mel saiu para a região. Em 2018, no congresso que aconteceu em Santa Catarina, foi premiado um apicultor de Pará de Minas, que garantiu o título de melhor mel do país. Com a pandemia, a última edição do congresso ocorreu em 2023, em Brasília, premiando a região de Serra Azul, em Mateus Leme, com o melhor mel silvestre do Brasil. 

“Estou participando pela terceira vez e estou confiante de que vamos trazer o selo de melhor mel do país para Itaúna, já que as últimas edições premiaram apicultores da região. O título é muito importante, já que os congressos ocorrem de dois em dois anos com a participação de apicultores de todo o país”, explica.