Itaúna está entre as 100 melhores cidades médias para viver no Brasil

De acordo com o levantamento, publicado no jornal “Valor Econômico”, o município ficou em 58º lugar entre os 5.570 brasileiros em termos de qualidade de vida, sendo classificado como um dos melhores do país

0
325

Com o título “As 100 melhores cidades médias para viver no Brasil”, o jornal “Valor Econômico”, edição de sábado (6), coloca Itaúna no cenário nacional como um dos municípios com destaque no Índice de Progresso Social (IPS). O IPS pontua os municípios de 0 a 100 em três aspectos: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e oportunidades. Esses três aspectos são divididos em quatro dimensões: moradia, acesso à Saúde e ao ensino superior.

De acordo com o levantamento, Itaúna ficou em 58º lugar entre os 5.570 municípios brasileiros em termos de qualidade de vida, sendo classificada como uma das melhores cidades do país. No âmbito estadual, Itaúna obteve a 6ª posição em Minas Gerais. Quando o índice é restrito a cidades médias, com população entre 50 mil e um milhão de habitantes, o município ocupa a 25ª posição no país e a 4ª em Minas Gerais.

O IPS Brasil utiliza 52 indicadores secundários de fontes públicas – como o CadÚnico – com dados sociais e ambientais, para chegar ao índice geral do país, com nota de 0 a 100. Além disso, são usados três índices para medir necessidades humanas básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidades.

Em uma pontuação de até 100, Itaúna atingiu 68,49, considerado “forte”. A qualidade da água e saneamento básico da cidade, que inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no ano passado, impulsionaram o ranking, assim como moradia, meio ambiente e direitos individuais de escolha.

O prefeito Neider Moreira (PSD) compartilhou em áudio, com os servidores municipais, a notícia da publicação nacional voltada para a economia e para a política, desse estudo reconhecido mundialmente e aplicado pela primeira vez no Brasil. Neider ressaltou que esses resultados são “um reconhecimento do trabalho árduo e contínuo” realizado na cidade. “É uma avaliação externa, inclusive internacional, que coloca Itaúna em uma posição tão significativa e engrandecedora”, comentou.

Este índice reflete diretamente na percepção positiva da qualidade de vida, progresso social e bem-estar dos moradores de Itaúna, impactando de maneira positiva tanto no aspecto social quanto econômico do município. Para o prefeito, a visibilidade nacional e internacional que Itaúna recebe com essa classificação pode atrair novos investimentos e oportunidades de desenvolvimento, “fortalecendo ainda mais a economia local e melhorando as condições de vida de seus habitantes”.