Itaúna está entre as 50 melhores cidades de médio porte do Brasil para viver e tem a 23ª melhor Educação neste mesmo grupo. Estes dados foram publicados na edição especial da revista “Isto É”, e os números da publicação são da Austin Rating, principal empresa de classificação de risco do Brasil. Com metodologia própria e resultados calculados a partir de 281 indicadores extraídos de fontes como IBGE, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Desenvolvimento, dentre outros, os dados da Austing Rating classificaram Itaúna como a 48ª melhor entre as cidades de médio porte no país. O levantamento aponta como pequeno porte os municípios com até 50 mil habitantes; médio porte até 200 mil e grande porte os acima de 200 mil habitantes.
No quesito Educação, Itaúna obteve uma classificação melhor ainda, chegando à 23ª posição do ranking. Assim que os resultados foram divulgados, o prefeito Neider Moreira afirmou que eles são consequência das ações que visam a melhor qualidade de vida de toda a população.
Destaque
A publicação da revista mostra com destaque ações recentes como a reforma de todas as praças de esportes e quadras, além da criação de novos espaços esportivos; construção e melhorias nas unidades de saúde; construção da Estação de Tratamento de Esgoto; limpeza do Rio São João; ações de preservação do patrimônio histórico e do meio ambiente. E faz referência às melhorias em todas as escolas da rede municipal e creches; recuperação de vias e asfaltamento em principais pontos de ligação das zonas urbana e rural; dinamização do atendimento no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado; e repasses financeiros ao Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves de Souza Moreira.
Segundo o prefeito “a avaliação é resultado do trabalho “de uma equipe unida, compromissada, que tem como objetivo único a prestação de serviço público para a cidade”. Neider salientou ainda que entre as 150 cidades de grande, médio e pequeno porte do país que mereceram destaque, somente 14 são de Minas Gerais, incluindo Itaúna. “Isto só nos deixa gratos e ainda mais motivados a trabalhar para que benefícios e méritos ainda maiores venham para o município. Nossa responsabilidade se torna muito mais intensa diante de resultados como este. Estamos trabalhando muito e novidades estão a caminho”.