Itaúna está entre os cinco municípios brasileiros que são destaque em gestão e desempenho

Prefeito enfatiza que, quando assumiu, o Rating do Banco Central era letra C e hoje o rating de Itaúna é AA

0
264

O prefeito Neider Moreira (PSD) esteve em Brasília na última terça-feira (4), para receber, das mãos da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o Certificado de Mérito em Reconhecimento de melhor colocação na aplicação do instrumento de Melhoria da Governança e da Gestão – IMGG 100 Pontos, na categoria Administração Pública Municipal. O reconhecimento é uma forma de estimular as organizações públicas a priorizarem ações voltadas para a melhoria da governança, da gestão e do desempenho institucional.

Na sua segunda edição, a iniciativa reconheceu os órgãos e as entidades do Poder Executivo Federal, Estadual, Distrital e Municipal, que se destacaram, bem como os validadores externos que, por meio do trabalho voluntário, destacaram-se na quantidade de validações realizadas.

Entre os 5.570 municípios brasileiros, Itaúna ficou entre os cinco selecionados, de acordo com o número de habitantes e renda per capta, ao lado de Santo Antônio do Monte/MG, Criciúma/SC, Campo Grande/MS e Amargosa/BA. Para o prefeito Neider, é um reconhecimento nacional que reafirma a situação diferenciada que Itaúna tem hoje.

“Me lembro bem que quando assumimos a Prefeitura, Itaúna tinha o rating do Banco Central letra C, hoje o rating de Itaúna é AA. Isso, por si só, já demonstra o trabalho que fizemos de gestão. Da mesma forma fomos finalistas agora no Congresso da Associação Mineira de Municípios em boas práticas de gestão no âmbito esportivo. Ou seja, o reconhecimento em de todos os lados e só não vê isso quem é míope, não quer enxergar”, afirma.

O rating dos bancos, no caso do Banco Central, é uma avaliação da solidez financeira e da capacidade de honrar compromissos financeiros dos órgãos públicos que se vinculam a essas instituições.

Grupo político está há oito anos fora do poder e “doido para voltar”

Para o prefeito, Itaúna está infinitamente melhor hoje do que estava há sete anos e meio, vivendo uma outra realidade. “É um desenvolvimento célere, com geração de emprego, de rendas, investimentos chegando. Todas as áreas da administração funcionando par e passo”, destaca.

Neider Moreira diz que até entende a oposição que sabe somente falar mal. “Entendo isso, que existe um grupo que está fora do governo há oito anos e que está doido para voltar, é compreensível isso. Mas é inegável e inequívoca a evolução a que o município teve nesses dois mandatos em que estivemos à frente da Prefeitura”, pontuou.