Itaúna Folia: Carnaval no Centro e nos bairros será “mais tímido e voltado às famílias”

0
350

O Itaúna Folia 2025 promete ser um carnaval mais intimista e familiar, com foco na segurança, conforto e entretenimento para todas as idades. Em contraste com os grandes eventos e shows nacionais que marcaram os últimos carnavais, a festa deste ano contará com uma estrutura menor, refletindo o orçamento reduzido da Prefeitura, que, segundo apurado, dispõe de cerca de R$1,8 milhão para realizar a festa.

Com o tema “De Volta às Raízes”, o Itaúna Folia 2025 será realizado na Avenida Jove Soares, onde o carnaval da cidade começou. O evento ocorrerá de 1º a 4 de março, no trecho entre a Praça Celi e a Praça do Zé Flávio, em um circuito totalmente isolado para garantir a segurança dos participantes.

Em nota, o Secretário de Cultura, Márcio Hakuna informou que o Itaúna Folia  busca resgatar a tradição carnavalesca da cidade com um evento voltado para a família, priorizando a segurança e a participação de todos. “A festa é uma oportunidade de celebrar a cultura local, com mais conforto e opções de lazer para todas as idades”.

A infraestrutura do evento inclui dois trios elétricos, torres de delay para melhorar a acústica, painéis de LED, portais de entrada e banheiros para o conforto dos foliões. Haverá também um espaço dedicado às crianças, garantindo diversão para toda a família. As atrações principais serão apresentações de bandas locais, com os nomes dos grupos sendo divulgados em breve, após a realização de um chamamento público para seleção dos artistas.

Alimentação e Bebidas

Os foliões poderão levar seus coolers de bebidas, desde que respeitadas as normas que serão divulgadas com antecedência. Além disso, atendendo a um pedido da comunidade, o evento contará com o retorno das barracas e food trucks, que também serão selecionados por meio de chamamento público, oferecendo mais opções de alimentação e serviços.

Programação

A novidade da programação é que o circuito oficial começará à tarde, às 15h, todos os dias. No dia 1° de março, haverá a apresentação do Bloco da Bia, Bloco Allfaces e Bloco Deu no Que Deu, seguidos de shows ao vivo com bandas locais.

No dia 2 de março, a partir das 15h, haverá a apresentação do Bloco Bicho Papão (Kids), Bloco Sertanejeiros, Bloco Vem Que Vem e bandas locais.

Já no dia 3 de março, haverá a apresentação novamente do Bloco Allfaces e Bloco Deu no Que Deu, seguidos de apresentações de bandas locais. No último dia, 4 de março, serão repetidas as apresentações dos blocos Sertanejeiros e Vem Que Vem, com shows ao vivo de bandas locais na sequência.

Blocos de bairro agitam o pré-Carnaval

Esta semana, a secretaria de Cultura divulgou a programação de desfile dos principais blocos que antecedem o carnaval oficial, muitos deles realizados nos bairros.

Conforme a programação, o Bloco Baballo se apresenta na quarta-feira, 26, a partir das 17h, na Praça Juvenal Pereira. Na quinta-feira, 27, é a vez do Pau de Gaiola, também a partir das 17h, nas imediações da Praça da Lagoinha. Na sexta-feira, 28, o Bloco Boca de Sanfona faz a folia às 17h no bairro Padre Eustaquio. Nos dias 1º e 3 de março, a partir das 12h, a folia fica por conta do Bloco Esplendor e Glória e Zuluzinhos na Praça da Matriz. No dia 2 de março, às 14h, os foliões estarão concentrados para o Bloco da Pracinha no bairro Piedade. Também no dia 2 de março, às 14h, sai às ruas o Bloco Batuca Trem, no bairro Itaunense.

“As Virgens não podem morrer”

A reportagem conversou com Avilmar, um dos responsáveis pelo Bloco Das Virgens. Segundo ele, o Bloco decidiu não solicitar apoio da Prefeitura para realizar uma folia mais intimista.

“Vamos nos reunir no Padre Eustáquio no dia 25, com 50 foliões. Para não deixar o bloco morrer, vamos sair este ano menores. Não solicitamos apoio à Prefeitura, pois não esperamos grande público; solicitaremos apenas o impedimento de ruas. Mas garanto que no próximo ano pretendemos voltar com mais força”, afirmou.

“Bodas de Rubi”

O Bloco Baballo, que tem nova diretoria desde o dia 1º de janeiro, comemora bodas de rubi neste ano, somando 45 anos de história e folia. O novo presidente da agremiação, Lucas Pelicano, revelou ao Jornal S’Passo que a Prefeitura de Itaúna auxiliará liberando seguranças, equipe de apoio e banheiros químicos. O bloco entrará com a sonorização e a bateria composta por 30 integrantes.

“Este ano, decidimos fazer uma festa mais enxuta. A proposta não é ter show, haverá apenas a apresentação da bateria e som mecânico. Vamos contar com o apoio do setor de Trânsito, da Secretaria de Cultura, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Por ser um evento mais intimista, esperamos receber cerca de mil foliões”, confirmou o presidente da agremiação.

Os abadás do bloco já estão prontos e podem ser adquiridos com a diretoria, ao preço de R$30. Mais informações pelo telefone (37) 9 9117-4479.

“Deu Pau na Praça”

O Pau de Gaiola completa neste Carnaval 44 anos e vai se transformar em pessoa jurídica. Delmar Parreiras, atual responsável pela agremiação, revelou ao Jornal S’Passo que a ideia de formalizar o registro do bloco surgiu após a última administração levar a festa e o nome do Pau de Gaiola para o Boulevard Lago Sul, contra a vontade dos foliões mais antigos e da própria diretoria da época.

“No ano passado, fizeram essa tentativa no Boulevard, o que levou os foliões mais novos para a avenida e os veteranos, cerca de 400 pessoas, ficaram na Lagoinha. Por isso, o registro já está sendo feito, e se alguém tentar utilizar o nome, vai dar problema”, explica.

Segundo Delmar, o próprio secretário de Cultura conversou com os diretores e prometeu dar apoio ao bloco Pau de Gaiola. No entanto, a Prefeitura não será responsável pela organização do evento. O Corpo de Bombeiros alertou que, caso a participação ultrapasse quatro mil pessoas, será necessário contratar um engenheiro e realizar um projeto para o evento.

Após as reuniões, o diretor da agremiação afirmou que a proposta definida foi a de realizar um evento temporário, com a concentração dos foliões nas imediações da Praça da Lagoinha, subindo em um cortejo de 2,5 km até a Antônio de Matos, contornando a Praça da Matriz, seguindo pela Getúlio Vargas até a Praça José Flávio de Carvalho, onde o bloco contará com a estrutura do carnaval oficial, devido à grande proporção de público esperado.

“Não queremos fazer um evento fechado e cobrar para que os foliões entrem. Não é isso que queremos, o Pau de Gaiola é um bloco popular. Queremos brincar no Carnaval e quem quiser participar, vem, e quem quiser se fantasiar, se fantasia”, destacou Delmar.

No entanto, Delmar enfatiza que, como a Prefeitura não disponibilizará cordão de isolamento durante o cortejo, será impossível controlar a quantidade de pessoas em um evento aberto. “Se todos que estiverem na concentração forem subir, eu não posso garantir, porque existem diversos foliões. Mas esperamos que tudo transcorra da melhor forma possível e com a consciência da população que quer brincar o carnaval de Itaúna”, concluiu.