Itaúna pode receber mais um canal de TV DIGITAL

Ministério das Comunicações lança edital e pode levar canais digitais a 44 municípios de Minas Gerais

0
206
Foto: Zack Stencil/MCom

O Ministério das Comunicações publicou no último dia 27 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU), edital para levar 227 novos canais de TV para 189 cidades brasileiras. Em Minas Gerais, podem ser beneficiados moradores de 44 municípios: Almenara, Andrelândia, Araçuaí, Araguari, Araxá, Canápolis, Caratinga, Cataguases, Cláudio, Conceição das Alagoas, Conceição do Pará, Curvelo, Diamantina, Governador Valadares, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, Janaúba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Machado, Montes Claros, Muriaé, Oliveira, Papagaios, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pimenta, Ponte Nova, Porteirinha, Pouso Alegre, Santa Rosa da Serra, São Francisco, São João Nepomuceno, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni, Três Corações, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.


Os interessados devem se cadastrar até 31 de janeiro de 2025.
 

De acordo com a publicação, serão selecionadas pessoas jurídicas e concessionárias de Radiodifusão de Sons e Imagens, em caráter primário e com tecnologia digital, para retransmissão de televisão (RTV).
São 189 municípios no Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Esta é uma republicação do edital divulgado em novembro de 2023, com ajustes. Quem se candidatou neste anterior, terá que se cadastrar novamente. Com o edital, o cronograma do Plano Nacional de Outorgas 2023/2024/2025 também terá algumas alterações em relação aos meses de datas de chamamento público para empresas interessadas em executar o serviço.


RTV


O serviço tem a finalidade de retransmitir, de forma simultânea ou não, os sinais de estação geradora de televisão, fazendo com que os sinais das estações geradoras sejam recebidos em locais onde não são alcançados diretamente ou atingidos em condições técnicas inadequadas. As emissoras autorizadas a executar os serviços de RTV poderão retransmitir os sinais oriundos de estações geradoras de TV comercial ou educativa.
As autorizações para execução do serviço de RTV poderão ser concedidas em caráter primário (canal protegido de interferências) ou secundário (canal sem proteção contra interferências). Nos dois casos, as autorizações são concedidas de forma precária, por serem serviços ancilares ao serviço de radiodifusão de sons e imagens (TV).