Itaúna teve um mês de abril positivo na criação de empregos com carteira assinada, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O município gerou 392 novos postos de trabalho, posicionando-se na 13ª colocação em Minas Gerais e na 127ª no Brasil. Novamente os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram a construção civil, a indústria e os serviços. Os resultados foram divulgados na última quarta-feira (29).
De acordo com dados do CAGED, os resultados positivos da geração de emprego na cidade vêm sendo registrados nos últimos anos. No primeiro semestre de 2022, Itaúna foi colocada em 3º lugar na região centro-oeste mineira, 21ª em Minas Gerais e 194ª no Brasil. Apesar de um resultado atípico em maio, na comparação com outros meses, com mais demissões que contratações, Itaúna registrou 1.040 vagas de emprego nos cinco primeiros meses de 2022. Se levado em consideração o período de junho de 2021 a maio de 2022, os números chegam a 2.557 postos preenchidos.
À época a diretora do Sine de Itaúna, Maria Tereza Carvalho de Souza, esclareceu que “essa foi uma tendência da maioria das cidades brasileiras, visto que a economia brasileira não passa por momentos tão estáveis”. A expectativa era que houvesse melhoras significativas nos próximos meses, mesmo com a proximidade do período eleitoral.
Em fins de abril de 2023 os registros do CAGED apontaram 473 novos postos de trabalho ocupados no período, com destaque para construção civil e a indústria, 80% das contratações. Com o resultado, a cidade ficou na primeira colocação no centro-oeste mineiro. Em comparação com todo o Estado, a posição ocupada foi a 18ª entre os 853 municípios de Minas Gerais.
De acordo com o prefeito Neider Moreira (PSD) existe um fortalecimento econômico da cidade, que coloca Itaúna numa posição privilegiada, “só não o vê quem não quer enxergar”.
“Essa notícia nos enche de orgulho e evidencia o vigor de Itaúna. Uma cidade bem estruturada como a nossa atrai empresas e gera empregos, resultando em aumento da renda dos cidadãos e potencializando o consumo de bens e serviços locais. É um ciclo positivo que beneficia a todos. A visibilidade do município melhorou significativamente nos últimos anos”, afirmou.