Pelo menos uma família itaunense está diretamente ligada aos problemas decorrentes das chuvas no Rio Grande do Sul. Rafaela Antunes mora em Canoas, na Grande Porte Alegre, há 12 anos e a rua onde ela reside foi completamente tomada pelas águas, onde vários imóveis foram destruídos pelas inundações. A família perdeu a casa, móveis, eletrodomésticos e o carro. Desde o início de maio está circulando nas redes sociais uma “vaquinha on-line”, criada para arrecadar recursos e auxiliar financeiramente a família de Rafaela.
Em entrevista à “TV Integração”, a itaunense relatou sua situação, dizendo que a água começou a invadir o bairro nas primeiras chuvas, no início do mês. Uma vizinha que estava fora ofereceu abrigo, no segundo andar da sua casa. “Levamos o básico e fomos para lá. A água só foi subindo e não tínhamos como sair. No sábado, 4 de maio, pediram ajuda, mas os telefones de emergência colapsaram. Então a gente conseguiu o resgate no sábado à tarde e à noite o restante do pessoal conseguiu sair”.
Momentos muito difíceis
As imagens divulgadas pela emissora de televisão mostram Rafaela sendo resgatada em um barco, com a filha de um ano e dez meses. Após o susto, todos foram retirados do local e deixados em rodovias, com a ajuda de voluntários. Rafaela se abrigou na residência de amigos, enquanto outros familiares seguiram para outros abrigos.
Ajuda financeira
Até esta terça-feira (14) a campanha de arrecadação financeira por meio da “vaquinha on-line”, havia conseguido R$ 3.489,33, a meta é de R$ 10 mil. A proposta da campanha de ajuda para a itaunense Rafaela foi feita pela prima Sabrina Oliveira, encaminhada ao portal de notícias “@viuitauna”, que a divulgou inicialmente. Ela conta que a ideia da vaquinha surgiu junto com uma irmã de Rafaela. Inicialmente as doações são feitas via PIX, devido à dificuldade de acesso, mas a intenção da família é levar os donativos assim que possível.
Para participar da campanha, as pessoas devem clicar no link abaixo e se informar sobre a melhor maneira de doar: