Apesar de não operar mais na região, o grupo itaunense J. Mendes continua fazendo grandes investimentos no setor de extração mineral. A companhia anunciou que está empregando mais de R$ 158 milhões em beneficiamento de minério de ferro e na instalação de uma planta de filtragem-prensa para rejeitos, em Ouro Preto, na região Central do estado, e em Piracema, no Centro-Oeste.
O projeto de filtragem-prensa será destaque no XI Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta, que ocorrerá no fim do mês de outubro. Ele será aplicado na unidade da Ferro + Mineração, empresa do grupo localizada em Ouro Preto e Congonhas. A capacidade produtiva da planta é de 5 milhões de toneladas/ano e são empregados cerca de 530 colaboradores. Já em Piracema, a planta da JMN Mineração funciona com lavra a céu aberto e beneficiamento mineral a seco.
O grupo J.Mendes foi fundando pelo itaunense José Mendes Nogueira, o famoso Zé Nogueira. O início das operações minerárias ocorreu em Itaúna e Itatiaiuçu, sendo depois expandido para outras regiões. Em 2007, a J. Mendes vendeu as empresas localizadas na Serra Azul, em Itatiaiuçu, por mais de 1,25 bilhão de dólares.