Gustavo Mitre: os compromissos que assumimos foram com a cidade e com a população, não com interesses individuais
Gustavo Marques Carvalho Mitre será o novo prefeito de Itaúna a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Sua eleição, como já afirmou o Jornal S’PASSO, é única na história de Itaúna dado o percentual de votos conquistados, quase 80% dos apurados nas eleições de 6 de outubro.
Gustavo Mitre (Republicanos) foi eleito com 38.581 votos na chapa composta com Hidelbrando Neto (PL) na coligação “Itaúna em boas mãos”: PP/ PODE/ PL/ PRD/ PRTB/ NOVO/ União Brasil/ Republicanos/ Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania) de Itaúna.
Mitre é casado, natural de Belo Horizonte, onde nasceu em 22 de dezembro de 1966. É graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal Regional da Pampulha, em Belo Horizonte (2009-2010) e diretor do Instituto de Terras do Governo do Estado (2011-2014). Também dirigiu o Procon Municipal de Itaúna. Exerceu diversas atividades no segmento artístico e cultural, como sócio de casas de shows (Maxaluna, Capitão Caverna, Sunsplash e Lunas) e empresário de artistas.
Ele respondeu as perguntas do Jornal S’PASSO na tarde de quinta-feira (10).
Jornal S’PASSO – Passados alguns dias dos resultados das urnas, qual é o sentimento que toma conta do senhor nesse momento? Parece que a vitória já era certa há algum tempo, pelo menos entre seus apoiadores. E essa grande quantidade de votos, era também esperada? Houve algum momento em que o senhor duvidou de que seria eleito?
Gustavo Mitre – O sentimento é de profunda gratidão e responsabilidade. A vitória, embora fosse uma possibilidade real com o apoio que recebemos ao longo da campanha, nunca foi dada como certa. Trabalhamos com humildade e seriedade, sabendo que cada voto era uma conquista que dependia do diálogo, da escuta ativa e da confiança que pudemos construir com a população. A quantidade recorde de votos só reforça o tamanho da responsabilidade que assumimos daqui para frente. Em nenhum momento duvidei da força do nosso projeto, mas claro que toda eleição traz incertezas e desafios. O importante foi sempre acreditar no que estávamos construindo juntos e manter o foco em apresentar propostas sólidas para o desenvolvimento da cidade.
Jornal S’PASSO – Na sua opinião, quais são os fatores que o levaram à vitória?
Gustavo Mitre – Acredito que os fatores determinantes para nossa vitória foram, principalmente, a conexão genuína que conseguimos estabelecer com a população e o trabalho árduo que realizamos em todos os setores da cidade. Mantivemos um diálogo constante, ouvindo as demandas de cada segmento e propondo soluções realistas e concretas. Além disso, com o direcionamento e proteção de Deus, a confiança depositada pela população, que já conhecia nosso histórico de trabalho, e o trabalho de toda a nossa equipe de campanha, juntamente com o trabalho do Neto e todos os candidatos ao legislativo municipal, demonstramos com transparência, propostas concretas e um projeto forte e coerente para Itaúna.
Jornal S’PASSO – Agora, eleito, quais serão os próximos passos? O grupo pretende se reunir nos próximos dias para tratar do futuro governo? Já existem nomes sendo discutidos para a administração que se inicia em 2025? O senhor pretende prestigiar a ex-deputada Gláucia Santiago? Qual será o papel do vice-prefeito Hidelbrando Neto no seu governo?
Gustavo Mitre – Os próximos passos incluem reunir o grupo e discutir os primeiros movimentos de planejamento para o governo que se inicia em 2025. Nosso objetivo é formar uma equipe técnica e comprometida, que esteja alinhada com as metas que traçamos durante a campanha. Ainda não há nomes confirmados, mas as análises já estão sendo realizadas. Quanto à deputada Gláucia Santiago, com certeza será uma liderança importante nesse processo, dada sua experiência e contribuição ao município. O vice-prefeito Hidelbrando Neto terá um papel essencial, atuando ao meu lado na gestão de setores estratégicos e ajudando a garantir que nosso planejamento de campanha seja cumprido.
Jornal S’PASSO – E a equipe de transição? Já está sendo discutida? Tem nomes? O senhor já tratou disso com o atual prefeito Neider Moreira?
Gustavo Mitre – Estamos iniciando, internamente, as conversas sobre a equipe de transição, uma vez que a legislação estadual vigente nos norteia sobre prazos e ações a serem realizados neste importante momento. Porém, a intenção é montar uma equipe com pessoas capacitadas e experientes para garantir uma transição suave e responsável. Nossa prioridade é atuar de forma transparente e eficiente, e, para isso, vamos iniciar o diálogo com o prefeito Neider Moreira e sua equipe em breve. Queremos garantir que todas as informações relevantes sejam transferidas para que possamos assumir o mandato com uma visão clara das condições atuais do município. Não tenho dúvidas de que, de forma republicana e responsável, esta etapa será realizada com auxílio mútuo do atual governo, pois todos lutamos pelo mesmo objetivo: a prosperidade e desenvolvimento da cidade de Itaúna, independente de ideologia partidária e política.
Jornal S’PASSO – Seu principal adversário fez críticas à composição de sua candidatura por causa dos inúmeros partidos, que ele chamou de “grupão”. Na opinião do adversário, será difícil o senhor governar diante dos inúmeros compromissos com os partidos e os cabos eleitorais que o apoiaram. Como o senhor pretende administrar essa situação?
Gustavo Mitre – O que alguns chamaram pejorativamente de “grupão” foi, na verdade, um esforço conjunto de diversas forças políticas que acreditam no desenvolvimento de Itaúna. Governar em união exige diálogo e equilíbrio, e estamos preparados para isso. Os compromissos que assumimos foram com a cidade e com a população, não com interesses individuais. Nossa prioridade será sempre o bem-estar dos itaunenses, e esse foi o entendimento que norteou os nossos trabalhos. Tenho plena confiança de que, com transparência e uma gestão técnica, será possível atender às expectativas sem perder o foco nas demandas da cidade.
Jornal S’PASSO – E a Câmara Municipal em sua gestão, como ficará? O senhor tem a maioria dos vereadores, de acordo com os grupos que o apoiaram. Como o senhor pretende conversar com os novos eleitos e aqueles que ainda não estão ao seu lado?
Gustavo Mitre – A relação com a Câmara será de muito diálogo e respeito. É fundamental que tenhamos uma parceria sólida e de transparência com os vereadores, pois eles representam a vontade popular e desempenham um papel importante na análise e aprovação de projetos essenciais para a cidade. Mesmo com a maioria, buscaremos sempre conversar com todos, sem distinção partidária, buscando a garantia de que os projetos e ações mais importantes para o município sejam avaliados e avancem, dentro do que é permitido e legal.
Jornal S’PASSO – Ao assumir o mandato de prefeito, quais serão as primeiras iniciativas do governo Gustavo Mitre? O que é necessário fazer inicialmente para que Itaúna esteja “em boas mãos”?
Gustavo Mitre – As primeiras iniciativas serão focadas em analisar e organizar as finanças públicas e implementar medidas imediatas em áreas sensíveis, como a saúde, trânsito e infraestrutura, que precisam de atenção urgente. Além disso, é fundamental já começarmos a estruturar os projetos de desenvolvimento econômico, visando a geração de empregos e o cuidado com os empreendedores já instalados na cidade, além da melhoria da infraestrutura, elementos chave para o crescimento de Itaúna.
Jornal S’PASSO – Grandes problemas da cidade foram colocados na pauta dos três candidatos a prefeito, como a construção de uma UPA e a resolução dos problemas do transporte público com inúmeras críticas e denúncias da concessionária ViaSul. Existem projetos imediatos para resolver essas duas situações?
Gustavo Mitre – Sim, já temos projetos em andamento. A construção de uma UPA é uma prioridade e, recentemente, estive em Brasília, junto à deputada Gláucia Santiago, buscando parcerias e recursos para viabilizar sua execução, antes mesmo do êxito nesta eleição. Quanto ao transporte público, vamos dialogar com a Câmara Municipal e com a empresa que presta o serviço para que, juntos, possamos garantir melhorias significativas para o cidadão. Acredito que, com bom senso, trabalho e união de esforços da Prefeitura e Câmara Municipal, encontraremos uma alternativa eficaz, pois a população de Itaúna merece um transporte eficiente, seguro e acessível, e essa será uma de nossas prioridades.
Jornal S’PASSO – Com relação ao que foi anunciado em sua campanha, de uma emenda de R$ 6 milhões para o Hospital Manoel Gonçalves, como será viabilizada efetivamente?
Gustavo Mitre – Esta emenda é fruto de um pedido que a direção do Hospital Manoel Gonçalves e nós fizemos para a deputada Gláucia Santiago, que, após uma articulação junto ao Governo Federal e outros parceiros, como o deputado federal Altineu Côrtes, líder da bancada do PL na Câmara Federal, obteve um enorme êxito. A aplicação desse recurso será feita de forma transparente, com foco na ampliação e melhoria dos serviços do Hospital Manoel Gonçalves, garantindo um atendimento de qualidade para toda a população, tão logo a legislação permita a efetivação do repasse, que esperamos que seja efetivada já no início do ano de 2025.