As redes sociais se tornaram uma extensão de nossas vidas, seja para interações pessoais ou profissionais. Elas estão entrando em nossas vidas cada vez mais cedo, especialmente quando falamos em crianças e adolescentes que sonham em se tornar esportistas profissionais.
Tendo em vista o papel que as redes sociais desempenham hoje em nossas vidas e pensando nas consequências que essas ferramentas podem gerar quando não são usadas de forma responsável, o projeto “Tropical, Fazendo Campeões no Futsal!” convidou o jornalista do Clube Atlético Mineiro, Felipe Ribeiro, para uma palestra com atletas e pais sobre o tema.
Quem sonha em chegar ao esporte profissional precisa se dedicar a treinamentos de alto rendimento desde muito cedo. Acompanhando essa trajetória, se tornou comum que esses atletas comecem a trabalhar também a imagem nas redes sociais. Contudo, é importante sempre lembrar que, apesar da rotina diferenciada de atletas, tratam-se de crianças e adolescentes, necessitando cuidados para garantir a segurança deles e saber qual a melhor linha seguir para a construção de uma imagem de um esportista sério, comprometido e que desempenhe as obrigações como um bom cidadão.
Felipe Ribeiro esteve em Itaúna na terça-feira (27), e na palestra, ele falou sobre as redes sociais enquanto ferramentas de divulgação, cuidados que precisam ser adotados, publicações que devem ser evitadas e temas que são bem-vindos em perfis de atletas.
“Uma noite muito prazerosa num clube como o Tropical, que transborda os valores de família, união, inclusão e pertencimento. Para mim, foi motivo de muito orgulho e de muita responsabilidade poder falar para crianças e adolescentes que buscam o sonho de se tornar atletas profissionais. Vivemos a era das redes sociais e do mundo digital, mas o mais importante continua sendo a conexão física e emocional”, comentou o jornalista.
O projeto
O Tropical Fazendo Campeões no Futsal é um Projeto Esportivo, com acesso gratuito, executado através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais da Secretaria de Desenvolvimento Social. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população”. O projeto tem o patrocínio da Belgo Arames e da Fundação ArcelorMittal.