Os principais temas tratados pelas autoridades do G20 este ano foram o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; as mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; a reforma do sistema de governança global; e a Inclusão e diversidade, inovação e futuro do mundo do trabalho.
E para discorrer sobre os temas, estudantes de várias partes do mundo encaminharam artigos de vivência do cotidiano para seleção e debate entre as lideranças globais.
O itaunense Marcos Johari Provezani Silva, teve seu artigo selecionado para representar o país no Youth 20, o grupo de engajamento oficial do G20 dedicado à juventude. O Y20 reúne jovens estudantes de diversos países para discutir e propor soluções inovadoras para os principais desafios globais.
Marcos Johari que tem 33 anos, é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Viçosa, Engenheiro de Segurança do Trabalho e especialista em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão. O artigo dele, selecionado pelo Y20, discorre sobre as “Políticas Corporativas de Diversidade e Inclusão: interface com a saúde e segurança do trabalho”, integra agora uma das principais publicações oficiais que foram exibidas durante a cúpula de chefes de Governo e Estado, no Rio de Janeiro.
Além deste artigo, foram selecionados outros 24 textos científicos, que se destacam o compromisso com a promoção do conhecimento científico e a inovação no campo do ensino, pesquisa e extensão.
Johari explica que o Y20 é uma plataforma de diálogo e influência política, onde jovens podem apresentar em seus artigos, temas globais presentes no cotidiano de cada um, apresentando recomendações aos líderes do G20.
“Para mim foi uma grande surpresa a seleção do meu artigo, eu não esperava que fosse aceito, devido à intensa participação de brasileiros e estrangeiros. Estou muito feliz em representar não apenas nossa cidade, mas todo o país”.
“Ter a oportunidade de compartilhar minha visão e ideias em um fórum tão importante é uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, um privilégio. Espero levar a perspectiva da juventude brasileira e contribuir para soluções que realmente façam a diferença”, afirmou o Johari em entrevista.
Pós seleção
A comissão de seleção, composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento avaliou a profundidade das análises, a inovação dos métodos e a aplicabilidade dos resultados apresentados. O concurso de produções do Y20 recebeu inscrições de pesquisadores, educadores e extensionistas de todo o Brasil e teve como critério principal a relevância e a qualidade dos trabalhos apresentados, com um foco especial nas questões que envolvem a juventude.
O artigo seguiu para o gabinete da Secretaria Geral da Presidência para ser diagramado em sua versão final e passar por análises de ajustes, para na sequência ser publicado no Diário Oficial da União e exibido nas principais mídias do Governo Federal.
Os artigos escolhidos estarão disponíveis para o público na primeira quinzena de dezembro e serão destacados em uma série de eventos e discussões, com o intuito de aproximar o meio acadêmico das comunidades e das organizações da sociedade civil.
A expectativa é que esta divulgação estimule a criação de novos projetos de pesquisa e extensão que estejam em sintonia com as necessidades e os anseios das juventudes no Brasil e no mundo. Além de promover a disseminação do conhecimento acadêmico, o Y20 também visa criar um ambiente de troca e colaboração entre jovens de diferentes regiões e realidades.