A itaunense Dra. Júlia Morais Garcia Pereira Guimarães tomou posse recentemente como juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, passando a integrar oficialmente o corpo de magistrados do Estado. Ex-aluna do curso de Direito da Universidade de Itaúna, Dra. Júlia inicia sua trajetória na magistratura levando consigo as raízes e valores construídos na cidade.
Para marcar o feito e dar visibilidade à conquista, o vereador Rosse Andrade (PL), entregou nesta semana, durante reunião da Câmara, votos de congratulações à família da nova juíza. Dra. Júlia não pôde estar presente na cerimônia por conta de compromissos previamente agendados em Belo Horizonte.
Ao Jornal S’Passo, Dra. Júlia enviou uma mensagem de agradecimento, destacando a importância do reconhecimento recebido. “Agradeço com imensa alegria esse voto de congratulações concedido pela Câmara Municipal de Itaúna. É uma honra que me emociona e me traz grandes responsabilidades. Agradeço de forma especial ao vereador Rosse pela iniciativa tão generosa e significativa.”
Em sua fala, a juíza reforçou o compromisso com a ética, os direitos fundamentais e a missão do Judiciário. “Assumir a função de juíza é abraçar uma missão de compromisso com a justiça, com a ética e com a defesa incondicional dos direitos fundamentais. É escutar com empatia, decidir com equilíbrio e agir com firmeza e serenidade.”
“Recordo aqui as palavras do Sermão da Montanha, quando Cristo nos ensina: ‘Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos’ (Mateus 5:6). Essa bem-aventurança é um chamado permanente àqueles que, como eu, escolheram trilhar o caminho da magistratura. Essa homenagem não é apenas uma distinção pessoal, é também um símbolo da importância do diálogo respeitoso entre os poderes constituídos e do compromisso que todos devemos ter com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática, concluiu a Juíza.”