Minas Gerais tem registrado um aumento preocupante nos casos de violência contra as pessoas idosas, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. O número de ocorrências até abril, chegaram a quase 35 mil registros. Esta semana, o Governo de Minas lançou a primeira fase da Campanha Estadual da Pessoa Idosa, cujo tema é busca da conscientização sobre a violência contra essa parcela da população.
A campanha marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado neste sábado, 15, e o Junho Violeta, instituído pela Organização das Nações Unidas para conscientizar a população sobre a importância de denunciar todo e qualquer tipo de violação de direitos da pessoa idosa.
A segunda fase da campanha, que vai de primeiro de agosto a 31 de outubro, contará com a parceria do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e utilizará recursos do Fundo Estadual do Idoso.
Nessa fase, a campanha vai além do objetivo inicial de simplesmente educar, mas buscará informar sobre todo os tipos de violência contra a pessoa idosa e quais as formas de prevenção, além de divulgar as ações adotadas pelo Governo de Minas para conscientizar a população sobre o tema.
Essa etapa vai buscar ainda o engajamento do público, fomentando mais as discussões sobre o tema, e sensibilizando a sociedade e as famílias sobre a importância de identificar, denunciar – usando o Disque 100 – e prevenir todo tipo de violência.