Linabel Iramaia conquista 4º lugar no mundo após competição em Portugal

Itaunense foi a única representante do Brasil na modalidade Skyrunning da Grande Final do VK Open Championship 2024

0
238

A atleta itaunense Linabel Iramaia Pimentel Araújo, acaba de chegar de Portugal trazendo na mala medalhas da vitória conquistada na modalidade Skyrunning, corridas em trilhas, como representante do Brasil, na Ilha da Madeira, uma região para muitos desconhecida onde moram aproximadamente 10 pessoas.

Linabel conquistou o 8º lugar Geral Feminino, da Grande Final do VK OPEN CHAMPIONSHIP 2024 e o 4° lugar Geral no Mundo, pela somatória de pontos.  A prova recebeu ao todo 138 atletas de diversos países, fora a equipe de organização de staff.

A quarta edição do campeonato contou com nove corridas em oito países, em dois continentes. De fevereiro a outubro, as corridas se estenderam do Brasil para Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bulgária, Áustria e Colômbia.

Os novos campeões mundiais são Louis Dumas da França e Corinna Ghirardi da Itália. Ambos também levaram a vitória no Km Vertical do Fanal.

Após as recentes chuvas na ilha, a lama representou um desafio extra que os atletas tiveram que enfrentar e, apesar do alto nível, o recorde de 37’34” não foi quebrado. Dumas fechou em excelentes 38’49” seguido pelo andorrano Arnau Soldevila, um minuto e seis segundos depois, e o campeão do VK OPEN de 2023, o italiano Matteo Lora, terceiro em 41’31”.

Ao Jornal S`PASSO a atleta contou sobre os desafios da prova com grandes picos de elevação, sendo que essa foi a primeira vez na ilha da Madeira. “Nessa final eu fiz muita força, se não corria com as pernas, os braços faziam um trabalho enorme como os bastões para conquistar esse TOP 10 feminino, em meio a mulheres bravíssimas. Largamos em contrarrelógio e não queria que fosse ultrapassada, isso me mostra onde trabalhar daqui em diante. Estou preparada para novas conquistas”, finaliza.