A itaunense Maria Madalena Duarte, da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho – Coopert será a palestrante na 1ª edição do Fórum Lixo Zero Minas Gerais, que acontece no dia 2 de dezembro, na UFMG, em Belo Horizonte, às 8 horas.
O 1º Fórum Lixo Zero Minas Gerais é um evento criado pelo Coletivo Lixo Zero Minas Gerais, movimento incentivado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, com o intuito de levar à população conhecimento a respeito da importância de se repensar a atitude das pessoas em relação aos resíduos gerados diariamente. Resíduos, que muitas vezes acabam virando lixo, pois não são encaminhados corretamente e não são aplicados métodos para a redução da geração dos mesmos.
Objetivos
O Fórum Lixo Zero tem como principal objetivo discutir, mapear e promover as boas práticas do estado, demonstrando para os cidadãos que já existem exemplos e maneiras de buscar a mudança. Os municípios estão buscando alternativas para diminuir os custos da gestão de resíduos, assim como torná-la mais eficiente, atendendo as exigências legais.
Segundo os organizadores, o Fórum será uma oportunidade de construção de um espaço permanente de debate, coletivo e colaborativo, sobre as diferentes alternativas para a valorização dos resíduos, além do enfrentamento ao atual cenário de Emergência Climática e Insegurança Alimentar. Além disso, será um evento preparatório para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities), onde as boas práticas de todo o país serão apresentadas, juntamente com exemplos internacionais.
Palestras, debates e visitas técnicas
O Fórum Lixo Zero MG contemplará dois momentos: no dia 1º de dezembro serão realizadas visitas técnicas externas aos pontos de coleta e separação de resíduos para reciclagem (valor: 20,00 reais por pessoa), feitas mediante inscrição prévia; e no dia 2 a programação constará de palestras, debates e momentos artísticos, que serão realizados das 8h às 18 horas. Será realizado um evento híbrido, com ações presenciais transmitidas on-line pelo YouTube.